Inaugurada a nova dominação da Estação Portuguesa Tietê

Emídio Tavares, diretor do LusaNet, Antonio de Almeida e Silva, presidente do CCP, deputado Afanazio Jazadji, Manuel da Lupa, presidente da Portuguesa.

 

O projeto de lei foi assinado pelo governador de São Paulo Cláudio Lembo, através do deputado Afanazio Jazadji. Apesar de descendente de russos-romenos, o deputado abraçou a causa após ser procurado pelo jornalista Sergio Carvalho, a pedido do grupo Lusanet.

 

 “A sugestão era transformar o nome da Estação Tietê para Estação Portuguesa Tietê, tendo em vista que outros times de futebol já tinham conseguido isso: o Corinthians [Estação Itaquera], mais recentemente o Palmeiras, na Estação Barra Funda, o Morumbi também será São Paulo Morumbi oportunamente, então eu achei mais do que justo”. Foi elaborado um projeto-lei na Assembléia Legislativa, mas este não poderia ser aprovado para as solenidades do Dia de Portugal, de Camões, e das Comunidades Portuguesas, em 10 de junho. O deputado Afanazio então recorreu ao governador do Estado, quem se sensibilizou com o assunto. “Eu retirei o meu projeto de lei da Assembléia, e ele através de um decreto oficializou a nova dominação da Estação Tietê, transformando em Portuguesa Tietê” afirmou em entrevista ao Mundo Lusíada. Deputado Afanazio Jazadji junto aos componentes do Grupo Folclórico da Portuguesa

 

O decreto-lei foi assinado no Dia de Nossa Senhora de Fátima, 13 de maio, pelo governador do Estado. “É por isso que nós estamos hoje aqui, agradecidos ao deputado e principalmente ao governador que reconheceu o merecimento da comunidade portuguesa e transformou esta estação num marco para a história da comunidade luso-brasileira”, falou ao Mundo Lusíada o responsável pelo grupo Lusanet, Emídio Tavares, sobre a mobilização da comunidade e a colaboração do deputado Afanazio. Tavares explicou que o assunto foi iniciado durante uma conversa entre os integrantes do grupo Lusanet nos quiosques da Portuguesa de Desportos. A idéia foi divulgada para o Conselho da Lusa, para o CCP (Conselho das Comunidades Portuguesas) e diversos deputados. O CCP, que tem como presidente Antonio de Almeida e Silva, apoiou o projeto desde o início e divulgou o assunto junto às mídias. “Esse apoio do Conselho das Comunidades serviu muito para que o deputado se sensibilizasse e pudesse com isso transformar esse nosso sonho em realidade” agradeceu Emídio. A Estação Portuguesa Tietê é a segunda mais importante em movimentos (a primeira é a Estação Sé do Metrô), e fica localizada ao lado do Terminal Rodoviário Tietê, o maior da América Latina.

 

“Eu creio que é uma homenagem ainda muito singela diante do que a colônia representa, do que os antepassados fizeram aqui pelo Brasil, e continuam fazendo pelo progresso de São Paulo. Eu acho que ainda é muito pouco para retribuir tanto que vocês têm dado para todos nós” encerrou o deputado Afanazio, do PFL (Partido da Frente Liberal) que concorre, pela sexta vez, a Deputado Estadual pelo partido.

O presidente da Portuguesa de Desportos, Manuel da Lupa, presenteou o deputado com uma camisa e uma medalha em nome da Lusa, assim como pediu que os mesmos presentes fossem entregues ao governador do Estado, Claudio Lembo pelo apoio na homenagem à Portuguesa de Desportos e à comunidade luso-brasileira.

 

>>Confira a Galeria de Imagens

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: