Trezentos mil exemplares de um cartão/bilhete com uma imagem do Palácio Nacional de Sintra foram emitidos pelo Metro de Tóquio, numa iniciativa conjunta com o Centro Cultural da Embaixada portuguesa na capital japonesa.
Lusa De acordo com a diretora do Centro cultural da Embaixada, Paula Ferreira dos Santos, a emissão do cartão/bilhete, alusivo ao Patrimônio Mundial da Humanidade em Portugal, insere-se no âmbito da promoção do patrimônio português no Japão.
Os bilhetes, segundo a mesma responsável, “são compatíveis com uma rede utilizada diariamente por mais de cinco milhões e meio de passageiros”. A rede em questão inclui, não apenas o Metropolitano de Tóquio, mas também linhas privadas, numa área metropolitana onde residem mais de 35 milhões de habitantes.
Um responsável do Metropolitano de Tóquio citado por Paula Ferreira dos Santos assinalou que a procura dos bilhetes tem sido elevada e é provável que a emissão esteja “esgotada ainda durante o presente mês”.
Contatado pela Lusa, o presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara, em viagem para Cabo Verde, confessou ter ficado “muito sensibilizado” com a iniciativa. “É sempre bom saber que a riqueza de Sintra é conhecida do outro lado do mundo”.
Assinalou, a propósito, que Sintra recebe a visita de “muitos, muitos turistas japoneses” e que, por exemplo, o Cabo da Roca é um dos locais mais visitados em Portugal por turistas daquela localidade.