Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas participa da 29ª Semana Cultural Portuguesa

Da Redação

 

Uma das atrações da 29ª edição da Semana Cultural Portuguesa de Campinas foi realizada pelo Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas, na manhã do domingo, dia 9 de junho, com a participação do “Coral do Bem”, quando foi celebrada uma missa solene na capela do Hospital.

Logo na sequência foi servido (no salão nobre do Hospital), o famoso ‘Porto de Honra’ (o tradicional vinho do Porto), acompanhado dos clássicos pastéis produzidos na cozinha da Beneficência.

Promovida anualmente pela Casa de Portugal de Campinas, a Semana Cultural Portuguesa faz parte do calendário oficial de eventos da Prefeitura de Campinas. Há mais de 25 anos a atração é mantida na cidade para homenagear a herança portuguesa tão presente no município. As ações dos domingos da Semana Cultural são realizadas tradicionalmente no Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas.

História

Em 20 de julho de 1873, a Sociedade Portuguesa de Beneficência nasceu com a missão de prestar assistência médica aos portugueses morando em Campinas e, sob as ordens de Francisco Gonçalves Ferreira Novo, primeiro presidente da entidade, foram levantados recursos por meio de aportes, doações e venda de títulos para investir na construção do hospital, iniciada em 1877.

Dois anos depois, após terminadas as obras, o corpo clínico e as instalações foram ganhando reconhecimento da população campineira.

O Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas fica na Rua Onze de Agosto, 557

“XXIX Semana Cultural”

A Casa de Portugal de Campinas finalizou mais uma agitada etapa da sua agenda anual, terminou sua “XXIX Semana Cultural” quando a entidade celebrou junto ao público local e o luso brasileiro, a rica cultura portuguesa com muita diversidade e alegria em uma semana repleta de atrações com muita tradição e diversão.

Dia 07 de junho a Semana Cultural Portuguesa promoveu “Noite de Queijos e Vinhos”. No dia 08 teve “Festa Junina” com culinária típica portuguesa e brasileira. Além da apresentação do Rancho Folclórico da Casa de Portugal de Campinas.

No dia 09, domingo a Semana Cultural ofereceu uma Missa com o “Coral do Bem”. Numa realização da Casa de Portugal de Campinas, o evento foi realizado na Capela do Hospital Beneficência Portuguesa.

E exatamente no dia 10 de Junho, Dia de Portugal, aconteceu o encerramento da XXIX Semana Cultural Portuguesa com apresentação da Banda da EsPCEx. (Escola do Exército), numa realização da Casa de Portugal de Campinas.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: