Grupo São Cristóvão comemora 53º aniversário com inauguração de novas alas em SP

Foto: O CEO do Grupo São Cristóvão – Valdir Pereira Ventura, comandou o “parabéns” pelo aniversário ao lado do vice do Conselho – Benjamim Sequeira Barreira, do Diretor Clínico e chefe das Unidade de Terapia Intensiva Adulto – José Roberto Aldrighi, Luiz Antonio P. Martinho (diretor comercial) e mais diretores da instituição.

Mundo Lusíada

Em comemoração ao 53º aniversário do Hospital e Maternidade São Cristóvão e 107 anos de fundação da Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, a Instituição inaugurou, na noite do dia 12 de dezembro, cinco novas alas, no seu projeto de modernizar e ampliar o atendimento.
Em evento no Centro Ambulatorial Américo Ventura – Unidade I, foram apresentadas as novas unidades de TMO (Transplante de Medula Óssea) e de Imagem, com equipamentos de última geração para realização de tomografias, ultrassonografias e Raio-X. O Grupo também ampliou o Pronto-Socorro Infantil e criou dois novos quartos na ala de internação.
O Presidente/CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, Engº Valdir Pereira Ventura, destacou a importância da construção da Unidade de TMO. “Será uma unidade de primeiro mundo e que mudará a classificação de nível de atenção à saúde do Hospital São Cristóvão do atual terciário para quaternário, que são as Instituições habilitadas a realizar transplantes”, explica.
A ala tem 100m², contando com três leitos de internação exclusivos para pacientes em recuperação do transplante, e mais três leitos de medicação pós-alta, além de um posto de enfermagem exclusivo.
O cardiologista do Grupo São Cristóvão Saúde, Dr. Fernando Barreto, conta que o local tem estrutura para tratar algumas doenças hematológicas de origem oncológica, e também doenças que demandam imunoterapia. “Estas doenças vêm crescendo mundialmente e sua possibilidade de cura são bem elevadas, desde que o diagnóstico seja precoce, e o tratamento instituído no tempo correto”, frisa.
Segundo o Presidente do Grupo, a infraestrutura elétrica, hidráulica e de gases medicinais foi refeita do zero para atendimento a nova estrutura. “Foram contempladas todas as exigências legais, além de acabamento de primeira linha e equipamentos dos mais modernos disponíveis no mercado, a fim de transformar o ambiente do TMO em uma estrutura humana e acolhedora”, diz o Presidente.
“Já no que tange a equipe multiprofissional todos seguirão seus processos/protocolos de trabalho alinhados as diretrizes assistenciais disponíveis na literatura mundial”, alega o cardiologista.

Unidade de Imagem
Outra área completamente renovada é o setor de imagem. A instituição adquiriu equipamentos de alta tecnologia e substituiu aparelhos antigos, ampliando a área para duas salas de Raio-X, uma sala de tomografia, uma sala de ultrassom, além de amplas áreas de recepção e espera.
Dr. Barreto conta que os novos aparelhos de Raio-X permitem que a equipe médica visualize o resultado dos exames pelo computador ou smartphone.
Com 270m² de área, a infraestrutura foi adequada para todas essas mudanças, renovando desde a parte elétrica, hidráulica e climatização. “Toda essa modernização, tanto da estrutura quanto da tecnologia empregada, irá tornar o processo de diagnóstico por imagem muito mais ágil e eficaz”, comenta.

Pronto-Socorro Infantil
Com alta demanda, o atendimento ao público infantil é um dos pontos de melhoria constante da instituição.
Com capacidade ampliada em 75%, foram construídos três novos consultórios, além de uma área de espera interna de 44 lugares. O design temático de fundo do mar faz parte da preocupação do hospital em tornar o ambiente mais lúdico e acolhedor para os pequenos. Além disso, a nova área segue o programa de sustentabilidade aplicado também às demais alas: reuso da água nos sanitários, iluminação em LED e outros recursos que visam reduzir o consumo de energia.

Internação
Duas novas unidades de internação foram reformuladas. Os apartamentos, que têm um total de 42m², incluem três leitos de internação, sendo um apartamento com um leito e outro com dois.
O design personalizado visa promover aconchego aos pacientes e familiares e segue o padrão do São Cristóvão, utilizando práticas de ambientação humanizada e sistemas de economia de energia e água.
O Presidente do Grupo frisa que todas as adaptações foram pensadas para melhorar a experiência do usuário. “Estamos dando mais um passo rumo a excelência assistencial. As novas alas são resultado da nossa preocupação em oferecer o que há de mais moderno no atendimento à saúde”, comemora.

Novo centro
Na mesma semana, dia 14, o Grupo inaugurou ainda o Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), um novo ambiente construído com o intuito de ampliar a área destinada à prevenção e reabilitação, além de qualificar o atendimento multidisciplinar especializado para diferentes públicos, em espaços mais humanizados.
Passando de 500 m² para, aproximadamente, 4 mil m², a área representa um aumento expressivo na capacidade de atendimento dos serviços prestados, ampliando as condições e recursos para receber mais pessoas todos os dias. Exemplos são os setores de Fisioterapia Clínica e Reabilitação, que englobam RPG, Pilates, Quiropraxia, Acupuntura e Terapia Uroginecológica, ampliando em 40% a capacidade física de atendimento, podendo atender até 700 pessoas por dia.
Essa ampliação também ocorre com o atendimento voltado para a prevenção, em que estão contemplados os programas Idoso Bem Cuidado, Serviço de Medicina Integral (SMI) e os atendimentos de nutrição, psicologia e fonoaudiologia.
Com o novo espaço, as atividades de Terapia Ocupacional, salas de grupo e Dança Sênior terão sua capacidade aumentada. O local ainda conta com uma cozinha equipada para a realização de oficinas de culinária orientadas por nutricionistas do São Cristóvão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend