Governo quer fortalecer parcerias com Lusa e RTP com nova TV pública brasileira

 

Da Agencia Lusa

O ministro brasileiro da Secretaria de Comunicação Social disse hoje ter o maior interesse em fortalecer a parceria já existente entre a empresa de comunicação pública do Brasil e a agência Lusa, assim como em estreitar os contactos com a RTP.

Franklin Martins visitou hoje a RTP e a Lusa para conhecer melhor o funcionamento dos dois órgãos de comunicação e explorar novas formas de cooperação, nomeadamente em relação a África.

Em Outubro, o governo brasileiro pretende arrancar com uma nova empresa de comunicação pública, que contará com um orçamento anual de 350 milhões de reais (130 milhões de euros), além da captação de recursos privados.

A Empresa Brasil de Comunicação Pública terá como ponto de partida a fusão entre o sistema Radiobras, que compreende a agência de notícias Brasil, uma rádio-agência, duas emissoras de televisão e cinco emissoras de rádio, e a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), grupo responsável pela manutenção da Rede Brasil.

A idéia é fazer do conjunto de televisões públicas espalhadas pelo Brasil uma rede com uma programação unificada, ainda que haja espaços para as notícias regionais.

"Um aspecto importante na nova rede brasileira de TV pública será uma cobertura mais forte da África, o que justifica uma parceria com a RTP e a Lusa", assinalou Franklin Martins.

O presidente do Conselho de Administração da Lusa, José Manuel Barroso, disse que será "útil e boa" a cooperação entre os dois países na área da informação noticiosa e manifestou interesse em estreitar a parceria com o governo brasileiro.

O acordo entre a Lusa e a Radiobrás foi assinado em Janeiro do ano passado, em Brasília, e prevê o desenvolvimento de projetos de interesse comum na área da comunicação, intercâmbio de profissionais e um maior conhecimento das respectivas realidades nacionais em cada um dos países.

Deixe uma resposta