Feira Alimentária Brasil ficou “aquém das expetativas” para empresários portugueses

Mundo Lusíada
Com Lusa

Vinho_AzeiteEmpresários portugueses participantes na primeira edição da Alimentária Brasil, feira internacional de alimentos e bebidas que já ocorreu em Lisboa e Barcelona, e disseram que o evento “ficou aquém” do esperado.

“Foi fraquinho em termos de contatos com profissionais. Muitos alunos de hotelaria passaram e conheceram o produto, mas não compradores”, afirmou o José Elias, administrador da Azeol SA, que comercializa azeites, óleos vegetais, azeitonas e vinagre.

A Alimentária Brasil começou em 16 de setembro e terminou dia 19 em São Paulo. O pavilhão de Portugal contou com a presença de 14 expositores, entre empresas, associações e núcleos de empresários, tanto com marcas que já estão no Brasil como com aquelas que tentam a internacionalização para o país.

O gerente de Feiras da Fundação AIP, Paulo Rodrigues afirmou que o fato do evento ter sido organizado paralelamente com uma feira voltada para a hotelaria, a Equipotel SP, pode ter prejudicado a Alimentária, que ficou mal localizada. O investimento total para a participação dos empresários portugueses foi de cerca de 120 mil euros.

O presidente da direção da Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral, Filipe Bombeiro, foi mais otimista, ao declarar que o resultado dos contatos feitos na feira só poderão ser medidos a médio e longo prazo.

Já Sidónio Barros, diretor comercial da Soguima (comércio e indústria alimentar), disse que a participação foi positiva para os revendedores da marca no Brasil, que puderam apontar aos possíveis clientes onde os produtos são comercializados.

Vários empresários admitiram que a realização de grandes eventos no Brasil, como o Mundial de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, aumentam a sua expetativa em relação ao mercado brasileiro.

Virgulino Neves, sócio-gerente da Vineves, que exporta o azeite Portucale para o Brasil, afirmou esperar que as vendas no país cresçam 15% no próximo ano, devido ao público do Mundial, que poderá aumentar a procura por azeite nos hotéis.

“Esperamos recuperar as perdas deste ano”, afirmou Virgulino Neves, referindo-se à diminuição de cerca de 15% na faturamento no Brasil em relação ao ano passado, devido sobretudo ao aumento do valor do euro face ao real, a moeda brasileira.

Além dos expositores citados, participaram da Alimentária: Balanças Marques, que buscam iniciar as vendas para o mercado brasileiro em 2014, cooperativa Agrícola do Concelho de Portalegre, fábrica de conservas A Poveira, Granfer – produtores de frutas, Herdade do Carvalhal Sociedade Vitivinícola de Portalegre, Monte da Colónia, Mundo Sangueiro LDA, Narc Frutas, Associação Empresarial da Região de Portalegre, Terrius – Agrupamento de Produtores e Vinhos de Portugal.

Chefs na Rua e Arena Gastronômica

O projeto Chefs na Rua foi destaque na 1ª Alimentaria Brasil, conhecido por levar a gastronomia para as ruas a preços acessíveis, reuniu oito chefs com pratos entre R$5 e R$25.

Além disso, a feira também contou com a Arena Gastronômica, espaço de oficinas e workshops; Oficina de Esculturas em Alimentos, Aulas-show, Drink-show e um ambiente específico para degustação de vinhos e ao universo da enologia.

Além de Portugal, participaram do evento países como Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México e outros.

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