Experiências de Diadema na área de saúde serão expostas em Portugal

Por Gil Tiago

Em 09 de maio, a Secretária de Saúde de Diadema, Aparecida L. Pimenta, participará de seminário promovido pelo Observatório Iberoamericano de Políticas e Sistemas de Saúde – OIPSS, na cidade de Guimarães, em Portugal.

O evento tem como objetivo discutir os Sistemas de Saúde com ênfase na Atenção Básica de três países: Brasil, Espanha e Portugal. Os brasileiros vão expor as experiências no Sistema Único de Saúde – SUS e a experiência do Programa Saúde da Família.

Na ocasião a Secretária de Saúde Aparecida L. Pimenta, que também é vice-presidente do CONASEMS, participará como palestrante no dia 11, ao lado de representantes de Portugal e da Espanha, apresentando o tema “Dilemas e Desafios do Sistema Único de Saúde do Brasil”, abordando também as experiências exitosas do sistema de saúde do município de Diadema, investimentos na área e dificuldades encontradas, como a contratação de médicos, problema que afeta o SUS em todo o território nacional.

CONASEMS
O Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde faz parte do Observatório Iberoamericano de Políticas e Sistemas de Saúde – OIPSS, e reúne técnicos e pesquisadores da Saúde Pública de países da América Latina e da Península Ibérica (Portugal e Espanha), com objetivo de fazer intercâmbio de experiências relacionadas com a implantação de Sistemas Nacionais de Saúde dos países membros do Observatório.

Investimentos – Atualmente a Rede de Saúde de Diadema é constituída por 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), dois Pronto-Socorros, um PA, uma UPA, um Hospital Municipal, quatro Centros de Atenção Psicossocial, um centro de especialidades médicas e exames, o Quarteirão da Saúde, entre outros serviços.

No último ano a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Saúde, implantou diversos programas importantes como o “Rede Amamenta”, “Plano de Enfrentamento ao Crack”, “Rede Cegonha” e “Plano de Envelhecimento Saudável”, além do investimento anual na área, de cerca de 32% do orçamento da Administração (valor maior do que o piso estabelecido na Emenda Constitucional 29, que prevê 12%).

Programa Saúde da Família – Implementado em parceria com o governo federal, a cidade de Diadema atingiu no último ano 100% de cobertura no atendimento do Programa Saúde da Família, ou seja, o mesmo está disponível para os 385 mil habitantes do município.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, Diadema possui a maior cobertura da região metropolitana de São Paulo. Segundo o Ministério, o Programa atinge 35,9% da população da região Sudeste do Brasil.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: