Estado de São Paulo confirma 25 casos Covid-19 da variante de Manaus

Da Redação

Em todo o estado de São Paulo foram confirmados 25 casos de infectados com a variante de Manaus da Covid-19. Além dos nove casos na capital paulista, foram registrados no interior do estado, três em Jaú, um em Águas de Lindóia e 12 em Araraquara.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, foram identificadas sete pessoas infectadas pela variante britânica, sendo cinco delas na capital paulista, uma a mais que os dados da prefeitura, e duas em Sorocaba, divulgou Agencia Brasil.

A Prefeitura de São Paulo informou que isolou em um hospital os casos com a nova variante de Amazonas que foram identificadas na capital. O Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria, Pirituba, atende casos confirmados e suspeitos da nova variante de Manaus, e aguarda resultado de outros casos do Instituto Adolf Lutz.

Desde o início de janeiro, a cidade de São Paulo registrou 13 casos de novas variantes do novo coronavírus. Nove destes casos se referem à variante identificada primeiramente em Manaus. O restante, à variante identificada primeiramente no Reino Unido.

Das infecções confirmadas da variante de Manaus, oito são em moradores residentes de São Paulo e um é morador de Manaus internado na capital paulista. Desses oito moradores de São Paulo, um deles não teve contato com pessoas que estiveram na região norte do país.

Além destes, seis casos são analisados como suspeitos e aguardam resultado de amostras pelo Instituto Adolfo Lutz.

No sábado (14), a secretaria havia confirmado o primeiro caso de transmissão comunitária da variante de Manaus na cidade de São Paulo, como é a chamada a transmissão local, de alguém que não teve contato com moradores da região de origem da variante.

Vacina Coronavac
Segundo o governo de SP, a vacina do Butantan apresenta melhor desempenho contra as novas cepas do coronavírus na comparação com as vacinas que se utilizam de uma única proteína como antígeno (a chamada proteína S).

Testes feitos com as variantes inglesa e sul-africana do novo coronavírus já mostraram um bom desempenho das vacinas com vírus inativado (tecnologia da vacina do Butantan), e análises estão sendo feitas atualmente contra a cepa amazônica.

“Estamos testando com a variante amazônica. Já estamos fazendo inclusive com amostras de soro de pessoas vacinadas aqui no Brasil. Brevemente teremos esses resultados e acreditamos que, pela própria forma como a vacina é produzida, essa possibilidade de ter escape, de não ter a resposta, é bem menor”, explicou o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

O Estado de São Paulo registra nesta segunda-feira (15) 56 mil óbitos e 1.915 mil casos confirmados durante toda a pandemia. Entre o total de casos diagnosticados de COVID-19, 1.689.766 pessoas estão recuperadas.

Fiocruz – Variante P.2, isolada primeiramente no RJ, está sendo identificada em outras localidades do Brasil

No Rio, o Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima afirma que a Rede Genômica integrará um processo colaborativo com os sistemas de vigilância de todo o país, visando reunir os dados necessários para a identificação de novas variantes e linhagens do coronavírus.

Segundo o vice-presidente Rodrigo Oliveira, a Fundação será responsável pelo sequenciamento em vários estados e pela curadoria do sequenciamento, dentro de um programa bem amplo, que reúne toda a Fiocruz.

Um dos países mais afetados pelo novo coronavírus, o Brasil soma atualmente 239.895 mortes pela doença e 9.865.911 casos confirmados no país.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: