Escola Talentos da Lusa abre unidade na Vila Carrão

Depois da unidade em São Mateus, Talentos da Lusa abre nova escola oficial da Portuguesa, e conta com a presença de jogadores profissionais da Lusa.

 

Mundo Lusíada

Por Odair SeneMundo Lusíada

Foi em 21 de agosto que aconteceu a inauguração da nova escolinha de futebol oficial da Portuguesa, “Talentos da Lusa”, na Vila Carrão em São Paulo. O evento, nas dependências da escola, contou com a presença de atletas profissionais da Portuguesa, de garotos já inscritos e muitos novos amigos da escolinha.

O tema da Talentos da Lusa, segundo o professor Mateus, é educar através do futebol. “Esse tema acredito que resume tudo, é exatamente esta a idéia: tirar a criança da rua, ensinar um esporte, independente se ela vai se tornar um atleta profissional ou não. Mas fazer com que ela crie amizades, tanto para a adolescência como para vida adulta, através de um esporte” diz Mateus. “Esporte é vida e saúde”.

O zagueiro da Lusa presente no evento, e um dos remanescentes da Portuguesa, Domingos, falou ao Mundo Lusíada da importância no incentivo para a garotada. “Nós já passamos por isso também, no começo de tudo, e somos felizes de poder comparecer e incentivar a molecada a ser jogador de futebol profissional” diz o jogador.

Seguindo exemplo de ex-jogadores como Zico e Pelé, que desenvolveram trabalhos sociais evitando que crianças carentes passassem o dia na rua, Domingos comentou que muitos destes atletas também viveram uma vida difícil. “Se vermos os jogadores que são famosos hoje, que tem moral nos clubes do Brasil e até de fora, eles vieram de baixo. Aqui, também está sendo feito um bom trabalho, tirando os meninos da rua e colocando na Escolinha da Portuguesa, para, quem sabe, eles também passam a ter um futuro daqui para frente, como muitos tiveram”.

Este foi o grande objetivo da presença dos atletas profissionais da Portuguesa, incentivar. “Através da presença do Marcos Paulo, Domingos, Paulo Sergio, que são garotos que também vieram da periferia e jogaram futebol na várzea na escolinha de futebol, incentiva os garotos que vieram a participar” diz o coordenador Rodrigo.

Paulo Cezar, que frequentou a escola Talentos da Lusa, faz parte hoje da categoria de base da Portuguesa, no Sub-15. Um outro exemplo é Luis Henrique que está no Sub-13. “São dois alunos nossos que hoje faz parte do grupo de base da Portuguesa”.A estrutura da escola conta com uma quadra ampla, quatro vestiários, banheiros e espaço para recreação durante eventos. “O espaço é muito bem estruturado, tanto é que a própria marca do clube exige que tenha essa estrutura” diz o coordenador.

A escola vai contar com o professor Mateus, dentro do campo, e com Rodrigo na coordenação e parte administrativa. De 03 a 17 anos, as inscrições podem ser feitas na secretaria da escola, com apresentação de documentação e atestado médico. As aulas acontecem no período da manhã e tarde, às 08h30 ou 09h45, e às 14h ou 15h15, com turmas divididas por faixa etária.

PlanejamentoA escola é oficial da Portuguesa, portanto a direção terá abertura total para apresentar atletas ao clube luso-brasileiro que tenham qualidade. “O próprio clube nos oferece avaliações a cada três meses. Levamos alunos para fazer avaliações pelos próprios profissionais da Portuguesa” diz Mateus.

Esta é a segunda unidade da Talentos da Lusa, a primeira foi aberta há 4 anos, no bairro de São Mateus e “já está a todo vapor” garante Rodrigo dizendo que a nova unidade na Vila Carrão já tem uma boa aceitação.

Durante esta manhã, a diretoria da escola preparou vários brindes para serem sorteados entre os presentes. O garoto Matheus Afonso foi o ganhador de uma camisa oferecida pela Talentos da Lusa, e recebeu um autógrafo do atleta da Lusa, Marcos Paulo.

1 Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: