Escola de Samba Unidos da Tijuca alia carnaval carioca à culinária portuguesa para celebrar 80 anos

Da Redação
Com Lusa

A escola de samba do Rio de Janeiro Unidos da Tijuca uniu a maior festa brasileira à culinária portuguesa ao celebrar seus 80 anos com uma bacalhoada para quase 2.000 pessoas.
“Foram 1.000 quilos de bacalhau, 300 litros de azeite, além de doces portugueses. Até o ´chef´ eu trouxe de Portugal”, afirmou à Lusa o português José Fernando Horta, atual presidente da Unidos da Tijuca.
Segundo Horta, a ideia surgiu há alguns anos, tendo em vista a forte presença de portugueses no grupo carnavalesco fundado em 1931 no bairro da Tijuca, localizado na zona norte do Rio de Janeiro.
“Aqui, é costume as escolas de samba fazerem a tradicional feijoada [prato típico brasileiro], mas como a Unidos da Tijuca é uma escola diferente, composta por muitos membros da colônia portuguesa, resolvemos fazer a bacalhoada”, explicou Horta, a destacar que o evento contou com o apoio de empresas patrocinadoras.
“Obviamente que é um processo caro, mas quem financia são os nossos patrocinadores. Um deu o bacalhau, outro o azeite, outro o vinho. E assim aproveitamos para divulgar a cultura portuguesa aqui”, destacou.
O também português António Carvalho, ´chef´ responsável por preparar o banquete, conta que levou ao todo cerca de quinze horas para deixar o bacalhau no ponto certo para ser servido aos “tijucanos”.
Dono do restaurante Brasão, em Felgueiras, Portugal, Carvalho não descarta a hipótese de abrir uma filial no Brasil. “Aqui nota-se que há cliente e há procura pela gastronomia portuguesa, que é muito apreciada pelos brasileiros”, afirma.
A bacalhoada serviu ainda para celebrar o centenário do músico brasileiro Luiz Gonzaga, a quem a Unidos da Tijuca fará uma homenagem no carnaval deste ano.
Com o tema “O dia em que a realeza desembarcou na avenida para coroar Luiz do Sertão”, a Unidos da Tijuca levará à Marquês de Sapucaí a história do músico de Pernambuco, criador do gênero musical conhecido como “baião”.
O carnavalesco Paulo Barros, responsável por elaborar a história a ser contada durante o desfile, explica que personagens da realeza portuguesa também farão parte do espetáculo. “Vamos fazer a coroação do Rei Luiz do Sertão. E como todo monarca que se preza, outras figuras da realeza foram convidadas a participar desta festa. Então teremos na avenida desde Luiz XV até a família real portuguesa [D. João VI e Carlota Joaquina], passando por reis batizados pelo povo como Roberto Carlos, Pelé e Elvis Presley”, adianta.
Vencedora do carnaval carioca de 2010, a Unidos da Tijuca está entre as maiores escolas de samba do Rio de Janeiro. Os desfiles acontecerão este ano entre os dias 18 e 21 de fevereiro.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: