Encenação da Fundação de São Vicente bate recorde de atores

 

Sete espetáculos entre 16 e 22 de janeiro com Luigi Baricelli, Lucielle Di Camargo, Cécil Thiré, Isadora Ribeiro, Elke Maravilha, Mariana Felício, Daniel Saulo.

 

Da Redação

A fundação da primeira cidade do Brasil, São Vicente, no litoral de São Paulo, é reconstruída desde 1982 num espetáculo teatral na areia da praia da Biquinha, o mesmo lugar em que o navegador português Martim Afonso de Sousa aportou em 22 de janeiro de 1532. Entre 16 e 22 de janeiro, sete espetáculos encenam a fundação da Vila de São Vicente.

Neste ano de 2008, a 26ª edição da Encenação da Fundação da Vila, e o diretor Tanah Corrêa, contará com um número recorde de 1300 atores e atrizes da região, e um elenco com nomes consagrados como Luigi Baricelli (Martim Afonso), Lucielle di Camargo (Índia Bartira), Werner Schunemann (João Ramalho), Cecil Thiré (Padre Gonçalo Monteiro), Antônio Abujamra (Lopo de Souza, pai de Martim Afonso), Bete Mendes (Brites de Souza, mãe de Martim Afonso), Isadora Ribeiro (Ana Pimentel), Mariana Felício (Rainha D. Catarina), Daniel Saulo (Rei D. João III) e Elke Maravilha (Personagem Mitológica).

No encerramento de cada noite, após os fogos de artifício, a Escola de Samba X-9 de Santos deverá entrar em cortejo com o samba Fundação da Vila de São Vicente – uma das 13 músicas compostas especialmente por Gil Nuno Vaz para este ano. Apontado pelo Livro dos Recordes como o maior espetáculo em areia de praia do mundo, a encenação é realizada em uma arena/palco com 20 mil m2, cercada por arquibancadas e 35 camarotes que comportam 10 mil pessoas. Ainda segundo a assessoria do espetáculo, três mil peças de figurino, 300 objetos cenográficos, 280 toneladas de ferro nas arquibancadas, 1500m2 de camarins e mais de 2.500 pessoas estão envolvidas na produção.

Após 10 anos, o diretor Tanah Corrêa retorna ao comando da Encenação. Ele foi o primeiro a fazer a Encenação à noite (até 1997 era realizado durante o dia) e também o pioneiro em convidar atores renomados para os papéis principais. Para esta edição, pela primeira vez, a equipe do diretor promoveu Oficinas de Preparação reunindo todas as áreas que compõem o espetáculo.

A Encenação da Fundação da Vila de São Vicente terá sete apresentações, sempre às 20h30, na data em que a cidade de São Vicente comemora 476 anos. Os ingressos estarão à venda na Praça Tom Jobim, a partir de 10 de janeiro, com preços entre R$ 3,00 (arquibancada lateral) e R$ 5,00 (arquibancada central), ou no site www.encenacaosaovicente.com.br.

Com patrocínio do Governo Federal Ministério da Cultura, o evento tem apoio, entre outros, do Brisamar Shopping. Outras informações podem ser obtidas pelo fone (13) 3569.1400.

Deixe uma resposta