Em SP: Seminário estuda E/Imigração Portuguesa

 

Mundo Lusíada

Divulgação

Entre 3 e 6 de setembro, acontece em São Paulo o III Seminário Internacional sobre Emigração e Imigração Portuguesa, organizada por mais de cinco instituições de ensino superior brasileiras e portuguesas.

Com abertura às 9 horas na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), na segunda-feira, os palestrantes debatem sobre registros de imigração e pesquisas, identidades a expansão de comunidades.

Os dias restantes do seminário acontecem na UNISantos (Universidade Católica de Santos), tratando de diversos temas da imigração como lesgilação portuguesa, negócios e comerciantes portugueses, a identidade e integração destes imigrantes.

Além de tratar de emigrantes oriundos de regiões específicas, como de Braga, Douro ou Açores, o seminário trata, na quarta-feira 5 de setembro, sobre memórias e tradições dos portugueses em Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, entre outros.

Na mesma quarta, a delegação fará uma visita aos Arquivos, ao Porto de Santos, e centro histórico da cidade, às 14 horas.

No último dia de debate, em 06 de setembro, serão abordados assuntos como seqüestros de bens portugueses da época de inpedendência, trocas culturais, além de políticas autoritárias em ambos países, a emigração portuguesa no Brasil no período da II Guerra Mundial e a dupla nacionalidade.

Ao final, Lená Medeiros de Menezes da Universidade Estadual do RJ, abordará os imigrantes portugueses e o movimento operário.

O evento, de âmbito internacional, conta com o apoio das instituições CNPq, CEPESE, Memorial do Imigrante, além da PUC-SP e UNISantos. Para maiores informações, acesse o site.

Deixe uma resposta