Em Santos, sessão solene homenageia UNIMED pelos 40 anos

 

Vereador Ademir Pestana entregou placa comemorativa da Câmara Municipal à entidade, em sessão solene na tarde da quarta-feira, 14 de novembro.

 

Da Redação Mundo Lusíada

A maior cooperativa médica do mundo, a UNIMED, fez 40 anos e recebeu da Câmara Municipal de Santos, através do vereador Ademir Pestana (PSB) uma placa comemorativa. O evento, com mais de 300 pessoas, ocorreu na Sala Princesa Isabel da Câmara Municipal, na quarta-feira dia 14 de novembro, em clima de grande euforia pela data.

O evento teve o discurso do vereador Ademir Pestana e da entidade homenageada, representada pelo presidente, o Dr. Raimundo Vianna de Macedo. E representando o prefeito João Paulo Papa, esteve a Dra. Irati Nunes Lima, da Secretaria de Saúde de Santos, representando o Dr. Odílio Rodrigues Filho, secretário da pasta, além de Mauro Haddad, representando o deputado estadual Bruno Covas e a Assembléia Legislativa.

Em seu discurso, o presidente da Unimed-Santos saudou as quatro décadas de compromisso, “de responsabilidade, de defesa firme, irrestrita e consistente da saúde” da Unimed-Santos. “Saúde. Vida. Bem-estar. Felicidade. Palavras simples do nosso cotidiano, mas de significados absolutamente profundos”, disse Dr. Raimundo Macedo.

De acordo com ele, o complexo da marca Unimed compreende mais de 13 milhões de clientes, além de abranger o trabalho de 103 mil médicos cooperados, representando 1/3 dos médicos no país, em 378 cooperativas nos mais diversos lugares do Brasil.

Em seu discurso, Ademir Pestana destacou o homenageado como a primeira cooperativa de trabalho na área de medicina do país, fundada em Santos (São Paulo), em 18 de dezembro de 1967. “A UNIMED atua na defesa da vida. E o que é mais importante do que a vida?” defendeu Pestana. “Santos irradia amor à vida, que por seu porto e seu vento transportam, por sua gente exporta criatividade e trabalho”.

Sobre a Beneficência Portuguesa de Santos, que recentemente completou seus 148 anos afirmou que “nasceu da comunidade Lusa, heróica, intrépida, construtora desde sempre. Aqui majoritária desde sempre, que se ampliou e se expandiu como imagem de suja genitora que criou nações em todo o globo. Locais onde Portugal implantou sua lusofonia e sua solidariedade baseada na Rainha Isabel, que no século XV criou as Santas Casas, no pensamento solidário que criou as beneficências – como esta que dedicamos nossas vidas a progredir e fazer existir e continuar, na missão maior da vida, e que defendemos com parceiros valiosos como a UNIMED” destacou.

O evento teve também a presença do presidente da Federação das Unimed do Estado de São Paulo, Dr. Eudes Freitas de Aquino, representado pelo Dr. Ronaldo Jorge Nazar. O Dr Luiz Norton Nunes, advogado da UNIMED-SANTOS e presidente do PSB esteve presente.

A sessão foi presidida pelo vereador Carlos Mantovani Calejon e entre os presentes estavam o primeiro presidente da UNIMED-Santos, Dr. José Luiz Camargo Barbosa, o atual vice-presidente, Dr. Claudino Guerra Zenaide, o presidente da Fundação Lusíada, Nelson Teixeira e o presidente do Sindicato das Santas Casas e Misericórdia e Hospitais filantrópicos da Baixada Santista e Litoral Norte e Sul de São Paulo, Felix Alberto Ballerini, além do presidente da Sociedad Latinoamericana de Aterosclerosis, Professor Dr. Hermes Toros Xavier.

Compareceram ainda à solenidade o presidente do Lar das Moças Cegas Carlos Alberto Gomes e a presidente da Associação Mulher da Unimed Santos, Ana Rosa Macedo, esposa do presidente da entidade homenageada; o Dr. José Luiz Camargo Barbosa, o provedor da Sana Casa Manoel Lourenço Neves e Diretores da Beneficência Portuguesa, como a senhora Maria de Lourdes Santos, Marilena Alves Vidal e Geraldo Pequeno Vidal, assessor da presidência da instituição; a professora Maria Helena Lamberti, reitora da UNISANTOS, foi representada por Marcia Melzer, além do assessor da Secretaria de Assuntos Jurídicos do Município, e Sérgio Paes de Mello, diretor administrativo do Hospital São Lucas.

Deixe uma resposta