Em Paris, milhares de portugueses protestam nas ruas

27/MAR/2007 

Em Paris, milhares de portugueses protestam nas ruas Mundo Lusíada com Lusa  

Lusa

Membros da comunidade de emigrantes portugueses manifestam-se contra o fecho de consulados, domingo 18 de março de 2007 em Paris, França.

Milhares de emigrantes portugueses em França manifestaram-se em Paris contra o encerramento de quatro postos consulares no país, acreditando ainda ser possível convencer o governo português a alterar a sua decisão. No domingo, 18 de março, os manifestantes expressaram o seu descontentamento através de palavras de ordem como: “Governo ganha juízo, os consulados não dão prejuízo”, “Cavaco Presidente, não deixes maltratar a gente”, “Governo se queres calar a gente, tens que ser mais inteligente”.

Os organizadores sublinharam o sucesso do evento que segundo eles reuniu “mais de cinco mil pessoas”, enquanto fonte da polícia de Paris contatada pela Agência Lusa estimava a presença de cerca de duas mil pessoas. “O que nos ajudou foi a determinação das pessoas”, disse à Lusa António Fonseca, do coletivo de portugueses que organizou o evento.

Além dos portugueses que vivem nas áreas consulares de Versalhes, Nogent, Orléans e Tours, cidades onde estão instalados os postos que vão encerrar, marcaram também presença os emigrantes de Lille e Toulouse. Na proposta inicial, estavam previstos encerrar os consulados de Lille e Toulouse, mas o governo decidiu transformá-los em escritório consular e em vice-consulados respectivamente.

Atualmente, mais de um milhão de portugueses e luso-descendentes vivem na França.

 

 

Leia mais

>> Na Alemanha, portugueses contra despromoção do Consulado Frankfurt

>> Na Namíbia, portugueses ocupam escritório consular

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: