Editora portuguesa chega ao Brasil e lança livro de humorista famoso

­Por Ígor Lopes
Para Mundo Lusíada

 

“Se não entenderes eu conto de novo, pá” é o primeiro título a chegar ao Brasil pela editora portuguesa Tinta-da-China. A obra traz uma seleção de crônicas que o humorísta Ricardo Araújo Pereira escreveu entre 2004 e 2012. Ao longo de 168 páginas, é possível ter contato com temas que rondam acontecimentos banais, além da atualidade política, passando por assuntos sociais, religiosos e futebolísticos. Tudo isso com um olhar hilário e irônico, a um preço de cerca de R$ 35 cada exemplar.

“Veja o leitor o que pode acontecer a um cidadão incauto. A revista Playboy manifestou o desejo de me entrevistar. Como todas as pessoas que não têm nada para dizer, gosto muito de ser entrevistado. Por isso, aceitei. E devo ter dado uma entrevista de tal forma sensual que a Playboy resolveu colocar a fotografia do meu rosto apolíneo na capa. Sim, sim: na capa. No sítio em que costuma estar uma senhora nua, estou eu sozinho. Como sempre costuma acontecer, assim que eu entro as senhoras nuas desaparecem. Sou, portanto, a capa da revista Playboy deste mês. Quando me fui deitar, era um pacato pai de família; quando acordei, era a Miss Dezembro. Uma coisa é eu ser um humorista; outra é a minha vida ser ridícula. Deus sabe quanto tenho tentado separar as águas, mas tem sido quase sempre em vão”, escreve Ricardo em uma das passagens do livro.

O lançamento da obra vai ser dia 24 de março no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, durante o terceiro festival de Risadaria. Ricardo chega ao evento com status de convidado internacional de 2012. No Rio de Janeiro, o público vai poder participar no evento de apresentação do livro no dia 3 de abril, na Livraria Travessa, no Shopping Leblon, Zona Sul da cidade.

A editora Tinta-da-China edita livros independentes. Foi criada em agosto de 2005. Este ano, foi formada a Tinta-da-china Brasil, que trouxe para o nosso país o seu primeiro título, assinado pelo humorista português.

 

Comediante faz sucesso em Portugal

Ricardo Araújo Pereira nasceu em Lisboa, em 1974, e é tido hoje como a maior referência do humor em Portugal. É um dos criadores do grupo humorístico Gato Fedorento, que é composto por quatro elementos que dão vida à personagens e esquetes que se tornaram um fenômeno na televisão portuguesa. Com ideias bem boladas e críticas para dar e vender, Ricardo é conhecido pelas frases de efeito.

Os seus programas de televisão contam com uma grande audiência. Em O Gato Fedorento esmiúça os sufrágios – uma espécie de Daily Show exibido em 2009, durante a campanha para as eleições legislativas – Ricardo recebeu todos os candidatos e o país parou para assistir as suas entrevistas satíricas. As perguntas, menos prováveis possíveis, deixavam os candidatos sem chão.

Ricardo escreve ainda na revista Visão, uma das mais procuradas em Portugal. No rádio, participa no programa semanal Governo sombra, da estação TSF, e é autor do programa diário Mixórdia de temáticas, da Rádio Comercial. As duas estações são bastante populares em terras lusas.

Com a Tinta-da-china Portugal, Ricardo publicou três livros de crônicas: Boca do Inferno (2007), Novas Crónicas da Boca do Inferno (2009) e A Chama Imensa (2010), cada um deles com mais de 50 mil exemplares vendidos.

O humorista coordena, na mesma editora, a Coleção de Clássicos de Literatura de Humor, que integra autores como Charles Dickens e Denis Dide.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: