Durante reunião no Rio, Câmara Portuguesa de Comércio apresenta “Conselho Estratégico”

Por Igor Lopes

Reinaldo Paes Barreto

Com o intuito de se discutirem as necessidades das entidades comerciais de raiz lusitana, o Palácio São Clemente, na Zona Sul do Rio de Janeiro, vai receber a segunda Reunião Anual das Câmaras de Comércio Portuguesas, no dia 25 de abril, às 9h. O encontro, que acontece no âmbito do Ano de Portugal no Brasil, prevê a formatação de estratégias para a manutenção e melhoria das atividades dessas instituições.

E para aproveitar a amplitude do evento e mostrar que está atenta às tendências contemporâneas, a Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio vai apresentar a criação de um Conselho de Opinião e Estratégia, que será comandado por Reinaldo Paes Barreto, jornalista experiente, com passagens pela direção do Jornal do Brasil e da Gazeta Mercantil.

O conselho, que terá como objetivo auxiliar nas decisões da instituição sobre as linhas a serem adotadas, irá contar ainda com a participação de Aristóteles Drummond, vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Carlos Páscoa, deputado da Assembleia da República de Portugal, eleito pela imigração lusa no Brasil, Luís Campos Ferreira, deputado da Assembleia da República de Portugal e presidente da Comissão Parlamentar de Economia e Obras Públicas, Nuno Fernandes Thomaz, administrador da Caixa Geral de Depósitos, e Paulo Fraga, diretor de comunicação e marketing da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor). O grupo espera dar vida à nova estratégia de inovação e modernização da entidade.

Em entrevista exclusiva ao Mundo Lusíada, Reinaldo Barreto sublinhou que a sua chegada à Câmara tem como objetivo adotar um olhar mais específico em termos de comunicação, o que pode gerar novas oportunidades para a instituição.

“Existem cerca de 60 mil portugueses em Niterói e nunca houve um dia da Câmara nessa cidade. Poderíamos fazer um Workshop por lá com a participação de empresários locais, o que pode gerar entrada de recursos e intercâmbio comercial, o que nunca tentamos”, afirma o coordenador do Conselho, Reinaldo Barreto, que foi escolhido pelo presidente da Câmara, Paulo Elísio, pela sua experiência na área da comunicação.

Para alcançar o sucesso esperado, Barreto adverte que é preciso “olhar para Portugal como algo estratégico, comercial e não com os olhos antigos”.

Reunião com apoio de empresários

O encontro na residência oficial do cônsul português no Rio é organizado pela Confederação Internacional dos Empresários Portugueses (CIEP) e terá como pauta principal os critérios para a atribuição da chancela CIEP/AICEP às Câmaras de Comércio Portuguesas, a rede de conselheiros CIEP, o alargamento da rede de Câmaras de Comércio Portuguesas e a apresentação do website da CIEP, bem como a uniformização dos domínios de alojamento.

Novo portal e modernidade

Num evento marcado pela exuberante paisagem da cobertura de um hotel em Copacabana, na Zona Sul carioca, a Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro apresentou o seu novo site (www.camaraportu guesa-rj.com.br). O Business Cocktail aconteceu no dia 4 de abril e contou com a presença de empresários portugueses e brasileiros e do cônsul-geral de Portugal no Rio, Nuno Bello.

Responsável por “desvendar” as novas funcionalidades desse sítio na Internet, Marlene Alves Fialho, gerente executiva da instituição, destacou que “a nova identidade visual da Câmara e o novo site foram elaborados em conjunto com uma das maiores empresas da América latina” e “traz um design mais moderno, mais prático e de melhor navegação”.

Ainda de acordo com esta responsável, o objetivo é que o novo site “seja uma plataforma de promoção, divulgação e de cooperação entre associados”, já que existem “novas páginas direcionadas para core business da Câmara, possibilitando cadastrar oportunidades negócio de forma a potencializar e dinamizar as relações entre empresas portuguesas e brasileiras”.

Enquanto o novo site surgia, olhares atentos do público viram que o portal permite ver a descrição resumida dos associados e fazer o link para o site da empresa, além de possibilitar o cadastro de oportunidades dos serviços de cada empresa associada para usufruto de outros associados da Câmara. Há ainda a possibilidade de se utilizar a agenda interativa permanente na página principal do portal, que permite visualizar as atividades da Câmara e de todos os associados, bem como consultar e postar vagas de emprego das empresas associadas.

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