Drone amplia atuação dos agentes contra a dengue no litoral de SP

Da Redação

O primeiro voo do drone comprado pela Secretaria Municipal de Saúde de Santos para auxiliar no controle da dengue em Santos foi realizado no último dia 14 na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, para verificar possíveis criadouros na estrutura e seu entorno. A ação já foi repetida na no dia 19 no mutirão de vistorias no bairro Aparecida.

Segundo a prefeitura, o mutirão realizado no bairro eliminou 113 focos de larvas de mosquito encontradas em alguns dos 2.827 imóveis vistoriados pelos agentes da Prefeitura de Santos. O bairro foi escolhido por estar com o maior índice de mosquitos capturados no sistema de armadilhas e devido à confirmação de dois casos de dengue em moradores.

A utilização do aparelho e o plano de voo foram autorizados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do Ministério da Defesa. A autorização emitida foi para voar até 37 metros de altura e distância de até 150 metros. O investimento municipal na compra do aparelho foi de R$ 12.266,00.

O drone possui sensor de presença que evita a aproximação de pessoas e soa alarme quando isso ocorre. Conta com câmera de alta resolução que emite em tempo real as imagens para monitor, ajudando a localizar objetos sem serventia (pneus, latas garrafas etc.) com acúmulo de água ou empoçamentos e outras situações de risco nas áreas públicas e imóveis.

“Com as imagens capturadas, temos condições de comprovar situações irregulares e realizar o ingresso forçado em imóveis com dificuldades de acesso, seguindo a nossa legislação”, disse o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz, lembrando que o Município já adota diversas ferramentas como o sistema de armadilhas de captura, que faz o monitoramento dos pontos com maior incidência do mosquito.

Para denúncias sobre imóveis com possíveis focos do Aedes, manifestações devem ser feitas pelos canais da Ouvidoria: telefone 162 ou pessoalmente no Paço Municipal de Santos (Praça Visconde de Mauá s/nº – térreo) – de segunda a sexta, das 8h às 18h – ou pela internet (www.santos.sp.gov.br). O próximo será dia 11 de março em bairro de Santos a ser definido.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: