Dois casos da variante brasileira detectados na região de Lisboa

Da Redação
Com Lusa

Dois casos da variante com origem no Brasil do novo coronavírus, que provoca a doença covid-19, foram detectados na região da grande Lisboa pela Unilabs, disse à Lusa fonte oficial do laboratório.

“A Unilabs detetou, e já notificou as autoridades, a presença de dois casos da variante B.1.1.28 (variante brasileira do vírus SARS-CoV-2)”, disse a fonte oficial da Unilabs Portugal.

“Os casos foram detetados na região da Grande Lisboa através de sondas especificas de RT-PCR em amostras de dois indivíduos positivos”, acrescentou.

Os casos, disse ainda a fonte, foram comunicados à Direção-Geral da Saúde (DGS), e as amostras foram enviadas para o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) “para o seguimento epidemiológico e laboratorial adequado”.

O laboratório, referiu a fonte, tem vindo a colaborar com o INSA e com a DGS disponibilizando dados em tempo real através da plataforma de “Data Intelligence” relativamente à variante inglesa.

Nos casos de covid-19 em Portugal há uma “progressão da proporção de casos confirmados com a nova variante” associada ao Reino Unido, que tem “maior foco” na região de Lisboa e Vale do Tejo, disse na terça-feira um especialista da DGS, André Peralta.

A Unilabs tem uma rede de mais de 1.000 unidades de atendimento em análises clínicas e outras valências. O grupo Unilabs foi criado em 1987 na Suíça e está em Portugal desde 2006.

Em Portugal, morreram 14.718 pessoas dos 774.889 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Neste dia 10, o Presidente português propôs ao parlamento a renovação do estado de emergência por mais quinze dias, até 01 de março, para permitir medidas de contenção da covid-19.

A variante detectada no Brasil ainda não tinha sido confirmada em Portugal. Especialistas brasileiros sugerem que a variante é mais transmissível. A variante atingiu principalmente a capital do Amazonas, o que levou ao colapso do sistema de saúde, fazendo com a FAB transportasse mais de 500 pacientes de Manaus para 16 estados brasileiros.

O Brasil já contabiliza, nesta quarta-feira, 9.612.529 casos e 233.935 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.341.496 mortos no mundo, resultantes de mais de 106,8 milhões de casos de infecção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: