Defesa do Consumidor em Portugal acusa agencias de viagens online

Da Redação

TAP-AirPortugal_logoEm Lisboa, a Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor acusou as agências de viagens de venda ‘online’ eDreams e Rumbo de publicitarem nos ‘sites’ preços de voos mais baratos “em regra” do que os efetivamente cobrados aos clientes.

A conclusão resulta de uma análise da associação de defesa do consumidor aos sítios na internet de quatro agências de viagem de venda ‘online’ – Rumbo, eDreams, Logitravel e netviagens – e de cinco companhias aéreas ‘low cost’ [de baixo custo]- Ryanair, easyJet, Transavia, Vueling e Condor –, as empresas com mais reclamações à Deco por causa do transporte aéreo.

O objeto do estudo era averiguar a transparência de preços e a informação disponibilizada nos sítios na internet quanto aos direitos dos passageiros.

Através da compra simulada de “dezenas” de viagens, com e sem bagagem e seguro, só de ida e de ida e volta, entre outros exemplos, a associação encontrou, especialmente no que toca aos preços, “muitas irregularidades”, segundo a jurista da Deco, Carla Varela.

“Os preços que a Rumbo e a eDreams anunciam são sempre mais baratos do que os efetivamente cobrados”, contou, explicando que no final da operação de compra é que estas agências dão a conhecer a cobrança de comissões de serviço, de gestão ou de reserva.

Em algumas simulações em agências de viagens, os técnicos da Deco depararam-se com preços mais baratos do que os anunciados pela própria transportadora aérea, um valor que a associação diz que se “vem a verificar não ser verdade”.

A lei portuguesa obriga a que o preço anunciado inclua todos os encargos: “Denunciamos esta irregularidade nos preços à entidade responsável pela aviação civil [o INAC, atualmente denominado ANAC], ao Turismo de Portugal, ao Governo e à ASAE [Autoridade de Segurança Alimentar e Econômica], que é a entidade competente em matéria de fiscalização de preços”, contou Carla Varela.

A Deco também fez uma análise à transportadora aérea TAP, apesar não ser uma companhia ‘low cost’, com o objetivo de poder comparar uma companhia regular com as de baixo custo.

“Concluímos que a TAP é a companhia aérea que contém mais informação [no ‘site’] em relação aos direitos dos consumidores, além de também não apresentar irregularidades em termos de transparência de preços”, concluiu.

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