Cruzeiro do Descobrimento com Roberto Leal é sucesso em alto-mar

Por Vanessa Sene e
Adriana Cambaúva

Cruzeiro do Descobrimento

A Numatur Viagens e Turismo promoveu, no final de semana de 19 a 22 de abril, um cruzeiro especial saindo do Porto de Santos com destino ao Rio de Janeiro, que contou como atração principal dois shows inéditos do cantor Roberto Leal. Além do conforto do navio Splendour of the Seas, da Royal Caribbean, os presentes contaram com uma parada em Búzios.

Ao programa de rádio Portugal Dentro de Nós, Antonio de Almeida e Silva, presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, citou que o evento foi uma experiência inédita e que precisa ser repetida. “Foi um convívio entre pessoas que conhecemos do cotidiano da comunidade, mas que aqui muito mais a vontade e descontraída, mostrou que esse é um evento que aproxima mais as pessoas. E apesar da informalidade, celebramos condignamente o Dia da Comunidade Luso-Brasileira abrindo as festividades, os shows do Roberto Leal foram marcantes, e o último deles, além de um show, foi uma confraternização” diz ele que defende que a experiência aconteça sempre.

Almeida e Silva diz que o Cruzeiro do Descobrimento dá motivação de reunir não somente cerca de 500 pessoas da comunidade, mas sim ter um navio com muito mais público a bordo, celebrando Brasil e Portugal.

O promotor do evento Paulo Freitas, da Numatur Turismo, afirmou que a confraternização das pessoas que estiveram reunidas nessa viagem juntamente com todas as atrações que o navio oferece, além do tempo ensolarado, levou as pessoas a questionarem se a empresa fará a mesma viagem para o próximo ano, com intenção de participar novamente do Cruzeiro do Descobrimento.

O evento iniciou as comemorações do Dia da Comunidade Luso-brasileira, comemorada anualmente em 22 de Abril. “As pessoas estão contagiadas. Já estamos iniciando o projeto em 2014 também no mês de abril, estamos conversando com a companhia marítima e muito em breve vamos começar a vender porque é uma viagem programada, este cruzeiro já não tinha mais lugares com dois meses de antecedência. Então as pessoas precisam se programar antecipadamente. Quem veio nessa viagem vai dar informações positivas e incentivar outras pessoas a vir, essa é a nossa expectativa” garante Paulo Freitas.

Em entrevista a rádio, o cantor Roberto Leal comentou a apresentação emocionante em alto mar. “Nós somos uma nova raça, a emigração propõe pela necessidade que tem da sua própria continuidade, algo mais. Portugal mesmo sendo o país da nossa origem, as vezes é distante, então isso que aconteceu aqui, ao vermos todo mundo se emocionando, e o fecho dos descobrimentos ser ligado ao mar, isso tem uma sutileza cultural muito forte. Para o ano que vem vamos ter mais pessoas” diz animado o cantor luso-brasileiro.

Durante a apresentação, Roberto Leal trouxe não só o seu repertório mas sucessos da música popular brasileira. “Estas músicas marcaram a geração do movimento mais saudável do Brasil, que foi a Jovem Guarda. Claro que veio tantas outras coisas depois que enriqueceram a música brasileira, mas eu cheguei aqui no fim desse movimento e queria ter participado” diz ele citando que antigamente não se permitia variar seu repertório, mas que é algo normal em shows que acontecem pelo mundo. “Não queria ficar num gueto fechado, só para nós, mas o que é público tem que ser apresentado” diz ele agradecendo os elogios que recebeu por ser essa uma das primeiras vezes em que ele trouxe também outras canções ao seu repertório.

Além da festa com músicas de anos 80, sucessos de Roberto Carlos, o cantor português cantou suas canções ao lado da filha Manoela Amaral. “Basta ser filha para ser querida, mas a Manoela é sempre muito próxima. Ela tem seu próprio caminho mas sente muito orgulho das coisas que eu faço. Vê toda minha história e tem como exemplo, ela e o Rodrigo, e dizem que queriam ter essa história. Isso é muito bom para mim. A presença da minha filha é muito saudável, tem um perfume especial dentro do show” afirma Roberto.

No meio da programação do fim de semana, antecedendo uma tarde de autógrafos de Roberto Leal, os presentes ouviram uma palestra de Ricardo Jacob Magalhães, convidado da Numatur Turismo, explanando sobre o tema: luso-brasileiros foram pioneiros para conquistar, no céu e no mar.

Para a próxima edição, Roberto Leal pede que todos se juntem para ampliar esse cruzeiro temático. “Essas pessoas ao verem Portugal, a bandeira portuguesa, ao verem sua história aqui relatada, é importante para que sejamos orgulhosos da nossa própria história. Povo português veio ao mundo com uma missão lindíssima de dar novos mundos ao mundo, através do mar, eles conseguiram na época ter a maior escola de navegação que era de Sagres. As vezes isso vai se diluindo e é preciso que de vez em quando acendemos essa luz para todo mundo ver. Acho que o Cruzeiro do Descobrimento foi isso”.

Logo_Galeria-de-ImagensEm sua pagina especial no Facebook, o Cruzeiro do Descobrimento já divulga que em breve será lançado o programa do cruzeiro para 2014. Ainda sem datas fechadas, a viagem para o próximo ano, contando com a presença já confirmada de Roberto Leal.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: