Crianças da Escola Portuguesa têm apoio do Colégio Lamec

Por Odair Sene

O casal madeirense Isaura e Antonio Eustáquio. Do Colégio Lamec, José Camelo da Cunha, esposa Maria Teresa da Cunha, e o diretor da casa, Vasco Monteiro.

A Escola Portuguesa foi fundada em Santos, em 24 de Julho de 1921, teve suas atividades interrompidas em 1971, e retornou em 1986, quando representantes da comunidade luso-brasileira decidiram reabrir o estabelecimento, assumindo sua direção. Nesta fase, a Escola Portuguesa passou a atender, exclusivamente, crianças, com idades entre três e seis anos, residentes nas áreas do Paquetá, Vila Nova, Centro e Monte Serrat.

Com quase duzentos alunos divididos em dois períodos, oferece além de educação pré-escolar gratuita, uniformes de verão e inverno, material didático, refeições, assistência odontológica e aulas de Informática. A Escola recebe subvenção mensal da Prefeitura Municipal de Santos e é supervisionada pela Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), além de contribuições de colaboradores (os chamados padrinhos), doações feitas pela comunidade e recursos recolhidos no Bazar da Pechincha.

E é neste ambiente de doação ao próximo que entra uma boa parceria recentemente fechada entre a Escola Portuguesa e o Colégio Lamec, instituição de ensino de Santos, que atua desde o maternal até ensino médio, sendo uma das escolas mais tradicionais da cidade.

Segundo os responsáveis pelo Lamec, José Camelo da Cunha e Maria Teresa da Cunha, o colégio já vem desenvolvendo ações junto à Escola Portuguesa para as festividades de final de ano. Na festa de Natal a campanha visa sensibilizar as pessoas para conseguir um brinquedo de Natal para cada criança da Escola Portuguesa.

Já nesta época do ano, a campanha visa reduzir o frio dos pequenos com a campanha de inverno. Agora no final das férias, o objetivo é entregar todo o material arrecadado. “É uma parceria muito bacana porque nós participamos de uma campanha para a festa de Natal e vemos a alegria das crianças. E agora a campanha de inverno na qual os alunos do Colégio Lamec doam agasalhos para os alunos da Escola Portuguesa”, comenta o Prof. Camelo que está há vinte anos na área e tem atualmente cerca de 300 alunos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: