Coração lusitano no centro de Santos

Por Ronaldo AndradeDe Santos para Mundo Lusíada

Ronaldo Andrade

>> José Paiva em seu restaurante Quinta da XV, no centro histórico de Santos.

O som das melodias portuguesas fez ouvir-se na tarde do último dia 4, no restaurante  Quinta da XV, no Centro Histórico de Santos, quando o vocalista Gilberto e a tecladista Cleide, integrantes do Grupo Essência, interpretaram clássicos lusitanos, deliciando turistas e munícipes que frequentavam o estabelecimento.

O chef e proprietário do restaurante, o português José Paiva, é um dos grandes incentivadores para que o movimento aos finais de semana no centro continue aumentando. Sempre disposto a organizar eventos, ele teve a ideia, inspirado nos elétricos de Lisboa, de desenvolver o projeto ‘Música no Bonde’, parceria feita com a prefeitura municipal de Santos, por meio da Secretaria de Turismo, que oferece aos passageiros variados estilos musicais durante o percurso do passeio.

“O Centro Histórico possui muitos atrativos, e iniciativas como essas acabam por trazer mais pessoas ao local, movimentando o comércio”, afirmou Paiva, que está no Brasil há 25 anos, oito deles à frente do Quinta da XV. Ex-piloto militar, que combateu em guerras em África, Paiva nasceu no Porto, mas “torço pelo Sporting”, como faz questão de frisar. Começou a trabalhar no ramo gastronômico quando veio morar no Brasil, tendo já comandado outros estabelecimentos do ramo. Também esteve nos Estados Unidos, em Nova Iorque, onde trabalhou como garçom em um restaurante português, além de ter morado por um período de seis meses em Valência, na Espanha – terra natal da esposa, Remy. Paiva tem dois filhos, Guilherme e Ana Raquel, que vive em Portugal.

Paiva afirma que o conhecimento que adquiriu como chef foi por experiência própria, de forma autodidata, e que a gastronomia é um “campo ilimitado, especialmente com os temperos. É preciso muito amor e carinho, além de inspiração”, disse. Os pratos principais do restaurante são meia desfeita de bacalhau e feijoada à portuguesa, e na bebida destaca-se a CaipiRoyal, à base de vinho do Porto branco com morangos. O restaurante serve doces típicos da culinária lusitana, como bolo de Santa Clara, fio de ovos e toucinho do céu, e possui carta de vinho com 30 rótulos alentejanos, entre brancos e tintos. Para o Mundo Lusíada, o chef adiantou uma das novidades para 2011: abrir no período noturno, “a princípio às sextas, sábados e domingos”, afirmou.

O Quinta da XV, com capacidade para atender 48 clientes, oferece um ambiente tranquilo e familiar – tendo já atraído em suas fileiras diversas personalidades políticas e artísticas, como os escritores Luís Fernando Veríssimo, José Roberto Torero e o músico João Barone, do grupo Paralamas do Sucesso – sendo que o próprio Paiva, além de comandar a cozinha e de se orgulhar de já ter cozinhado para o Rei Pelé, também serve à mesa. Presente pela primeira vez no restaurante e acompanhada pela mãe, Josiane Maia elogiou o serviço: “O atendimento foi aconchegante, estão de parabéns”, declarou.

Serviço: O restaurante Quinta na XV fica na Rua 15 de Novembro, nº 18, no Centro Histórico de Santos. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h30. O telefone é (13) 3219-4280.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: