Copacabana terá sistema de reconhecimento facial durante o Carnaval

Da Redação
Com EBC

Pela primeira vez, o Carnaval do Rio de Janeiro terá um sistema de reconhecimento facial e de leitura de placa de veículos. O sistema será implantado no bairro de Copacabana, na zona sul da cidade e começa a funcionar nesta sexta-feira, e até o próximo dia 6. As operações retornam no final de semana seguinte ao Carnaval.

A tecnologia vai ajudar a reforçar a segurança no bairro em caráter experimental. Segundo a secretaria estadual de Polícia Militar, o sistema será operado por cerca de 100 policiais e consiste na análise em tempo real de imagens de pessoas e de placas de veículos captadas por câmeras fixas e móveis instaladas em Copacabana.

“O sistema de monitoramento instalado no Centro Integrado de Comando e Controle identificará pessoas que tenham mandado de prisão em aberto ou veículos roubados. Os policiais que estiverem atuando no bairro serão imediatamente avisados para efetuar a prisão ou apreensão do veículo”, enfatiza a nota.

O Termo de Cooperação assinado entre a secretaria e a operadora de telefonia Oi, sem custo para o governo do Estado, prevê que o monitoramento funcione apenas no período de Carnaval. “Se aprovado, o projeto-piloto servirá de base para o termo de referência de uma futura licitação, com a possibilidade de participação de outras empresas”, diz a nota.

Bombeiros liberam Sambódromo

O Corpo de Bombeiros não vê problemas para a liberação do Sambódromo para os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. Após vistoria realizada na manhã deste dia 1º, a corporação emitiu nota informando que no laudo técnico será entregue para a Justiça do Rio e não se opõe à realização dos eventos.

“No entanto, há pendência de documentação por parte do responsável legal da Sapucaí, como Anotações de Responsabilidade Técnica de instalações elétricas e estrutura (que são pareces de Engenharia e Arquitetura), por exemplo”, diz a nota.

A corporação finaliza a nota informando que, em 2018, notificou a Riotur para legalização do espaço no que diz respeito à segurança contra incêndio e pânico. Para a liberação do Sambódromo pela Justiça do Rio, faltam ainda as assinaturas da Riotur e da Liga Independente das Escola de Samboa (Liesa) do Termo de Responsabilidade.

No dia 28, o Ministério Público ajuizou ação civil pública na Justiça solicitando a interdição do Sambódromo, caso o Corpo de Bombeiros não realize vistoria e elabore laudo técnico conferindo certificado de autorização especial do local, palco do principal desfile de carnaval do país.

Chegadas

Nesta sexta-feira, data em que o Rio de Janeiro comemora 454 anos, e até o próximo dia 7, o Aeroporto Santos Dumont espera receber 160 mil passageiros, entre embarques e desembarques. Dia da abertura oficial do carnaval carioca, cerca de 31 mil passageiros, entre chegadas e partidas, devem passar pelo Santos Dumont, localizado na região central da cidade.

Na Rodoviária do Rio, o movimento esperado durante o carnaval é estimado em 540 mil passageiros. Quase 9 mil ônibus foram programados pelas 41 empresas que operam no local para atender ao grande movimento de chegada e saída do Rio. De acordo coma previsão da concessionária que administra o terminal, o maior movimento de saída da cidade deve ser registrado dia 1, com 44 mil embarques.

Conforme pesquisa divulgada pelo Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município (Hotéis Rio), a última prévia da ocupação hoteleira revela que, na capital, a média de ocupação subiu de 74%, atingida 15 dias antes do carnaval, para 88% de reservas para o carnaval. O aumento é de 2 pontos percentuais em comparação ao índice registrado no ano passado (86%).

Também nas cidades do interior, a taxa de ocupação dos hotéis é maior em 6 pontos percentuais do que a registrada em 2018, atingindo 88,56% contra 82,41% no mesmo período do ano passado. Entre as cidades mais procuradas, estão Teresópolis, com a totalidade dos hotéis com reservas esgotadas, e Nova Friburgo, com 90% de procura, ambas na região serrana. Na Região dos Lagos, Armação dos Búzios está com 90% de ocupação, até agora, e promete ampla programação durante os dias do carnaval.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend