Copa do Mundo 2014 acontece no Brasil

 

Mundo Lusíada com ABr

Marcello Casal Jr./ABr

Zurique (Suíça) – O técnico da seleção brasileira, Dunga, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o jogador Romário, na cerimônia que confirma o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014.

Agora é oficial. A Fifa confirmou nesta terça 30 de outubro que o Brasil será a sede da Copa do Mundo 2014, quase seis décadas depois da última realização do evento no país.

Após a confirmação da Alemanha como sede do Mundial Feminino de 2011, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou o resultado da votação aguardado por uma grande comitiva brasileira que se deslocou à Zurique, composta, entre outras personalidades, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, diversos governadores, o craque Romário e o escritor Paulo Coelho.

Os 20 membros do Comitê Executivo da Fifa votaram a favor da candidatura do Brasil. Em seu discurso, o suíço Joseph Blatter elogiou a apresentação brasileira, e salientou que o fato da Colômbia ter desistido da candidatura à Copa de 2014 não facilitou a escolha do Brasil como sede da competição.

Passados 57 anos desde que a primeira Copa do Mundo foi realizada no Brasil, o país irá novamente sediar o maior evento mundial de futebol. Nesta mesma terça, o Comitê da Candidatura Brasil 2014 apresentou a proposta brasileira para sediar a Copa aos integrantes Fifa, na sede da instituição em Zurique, Suíça.

No evento, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Esporte, Orlando Silva, prometeu que o mundial de 2014 será a melhor Copa do Mundo da Fifa nos últimos tempos. Ele lembrou que o futebol é um dos principais componentes da cultura brasileira. "O Brasil é uma pátria de chuteiras", disse.

O ministro disse também que a Copa é um projeto nacional que servirá para o desenvolvimento do país, além de consolidar a paixão pelo futebol e criar oportunidades para a criação de empregos.

Em nome dos governadores, o governador do Amazonas, Eduardo Braga, destacou alguns pontos do patrimônio ambiental do Brasil, como o Rio Amazonas. Ele disse que a Copa terá o "mais apaixonado engajamento do povo brasileiro" e todo o apoio político necessário. "Prova disso está aqui, nesta solenidade, onde estão presentes 12 colegas governadores de diferentes partidos políticos e de todas as regiões do país", destacou.

O Brasil foi candidato único a sediar a Copa do Mundo de 2014, que está programada para ocorrer na América do Sul, seguindo rodízio realizado pela Fifa entre as confederações continentais. Outros países da região chegaram a demonstrar interesse em sediar o evento, mas fecharam apoio à candidatura brasileira.

A última vez que uma Copa do Mundo foi realizada na América do Sul foi em 1978, na Argentina. O primeiro mundial ocorreu em 1930 e desde lá foram 19 edições.

Fim de Rodízio Na segunda, dia 29, o Comitê da Federação Internacional de Futebol (Fifa) aprovou o fim do sistema de rodízio de continentes para a Copa do Mundo.

A partir do 2018 será escolhido o país que apresentar o melhor projeto para a realização do mundial. Porém, ficam de fora da disputa os continentes que sediaram jogos dos dois últimos mundiais.

Outro tema discutido pelo Comitê da Fifa, segundo o presidente da instituição, Joseph Blaster, foi a arbitragem. "Teremos um programa especial de profissionalização dos árbitros em 2010", afirmou Blaster durante entrevista coletiva na sede da Fifa, em Zurique.

Deixe uma resposta