Comitiva de Setúbal visita Bahia e propõe geminação com Salvador

O incremento das relações culturais e económicas e a possibilidade de estabelecimento de geminação entre Setúbal e São Salvador da Baía foram temas abordados entre representantes de ambos os municípios.

 

Da Redação

Setubal_SalvadorAcompanhada do cônsul-geral de Portugal na Bahia, José Lomba, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, visitou a Câmara Portuguesa no dia 15 de maio, sendo recepcionada pelo presidente Antônio Coradinho, acompanhada por uma comitiva de Setúbal.

Nos encontros, Maria das Dores Meira divulgou as potencialidades econômicas e turísticas de Setúbal, além de lançar o convite à prefeitura de São Salvador da Baía para o estabelecimento de um protocolo de geminação entre os dois municípios, com base nos antepassados históricos e culturais. Além de ambas possuírem baías bonitas, a presidente ressaltou que a imagem do senhor do Bonfim veio de Setúbal, o que aproxima as duas cidades.

Historicamente, a devoção ao Senhor do Bonfim em Salvador da Baía tem origem num militar que, ao ser destacado para o Brasil, encomendou uma construção semelhante a uma ermida erigida em Setúbal, instalando-a no território brasileiro em 1745.

No encontro, realizado no Hotel Pestana, foram discutidas oportunidades de negócios entre as duas instituições. Maria das Dores também é vice-presidente do Clube das Baías Mais Belas do Mundo, associação internacional que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento turístico, econômico e social das baías.

A possibilidade de geminação entre os dois municípios, destinada a promover o intercâmbio cultural, religioso, turístico e econômico, foi acolhida de forma muito positiva pelos interlocutores brasileiros, tendo o prefeito António Carlos Neto demonstrado o desejo de se deslocar a Setúbal em breve para sedimentar as bases do acordo.

Audiência – Ainda na companhia de José Lomba e Antônio Coradinho, a presidente participou de uma audiência com o prefeito de Salvador, ACM Neto. Na ocasião, o prefeito foi convidado a apresentar a candidatura da Baía de Todos os Santos no clube das mais belas.

Palestra – Por solicitação da Câmara Portuguesa, a presidente da Câmara de Setúbal e comitiva participaram de uma apresentação sobre a Baía de Todos os Santos, na Associação Comercial da Bahia. Além do presidente da casa, Marcos Fonseca, participaram da mesa do evento Antônio Coradinho, e José Lomba. Na ocasião, a presidente da Setúbal reafirmou o compromisso de ajudar a aprovação da Baía de Todos os Santos no clube. Após a palestra, foram realizados debates sobre a importância de se pertencer ao seleto grupo.

Contribuição – Aproveitando o fato de uma portuguesa ser vice-presidente do Clube das Baías Mais Belas do Mundo e futura presidente do clube a partir de 2014, a Câmara da Bahia realizará esforços junto às autoridades e instituições locais, para a inclusão da Baía de Todos os Santos, a Baía de Camamu e a Baía de Pontal no grupo.

Na deslocação ao Brasil, entre os dias 13 e 17, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal foi ainda homenageada pela Irmandade da Devoção do Senhor do Bonfim, que a nomeou como irmã-honorária, tendo ainda sido descerrada uma placa comemorativa da visita da delegação no santuário do Senhor do Bonfim.

1 Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: