Columbofilia, uma paixão de portugueses e luso-descendentes

Por José Augusto Santos de Mendonça Da Sociedade Columbófila Santista

Na Europa, Portugal ocupa lugar de destaque na criação e nas competições de columbofilia, um esporte que consiste em corridas entre pombos correios. Em Portugal, é o segundo esporte do país com cerca de 25 mil associados, 750 clubes e 14 Associações Distrital-Regionais. A Federação Portuguesa de Columbofilia tem registrado cerca de 6 milhões de pombos correios/ano. Já organizou quatro campeonatos do mundo, três campeonatos Latino Americanos e um campeonato da Europa.

O presidente da Confederação Internacional de Columbofilia é o português Dr. José Tereso, que por ocasião das Olimpíadas de Dermut – Alemanha, em março passado, foi reeleito para mais uma gestão, sendo neste mesmo evento, escolhida a cidade de Mira para sede do próximo Campeonato Mundial em 2011.

No Brasil, são inúmeros os columbófilos de origem portuguesa que ocupam lugar de destaque, levando o país ao reconhecimento internacional nesse esporte. Aqui, a columbofilia ainda é tida como esporte amador (hobby). Em outros países já existe uma estrutura profissional, pois a tradição do emprego do pombo correio é muito forte e constantemente divulgada pelos meios de comunicação em geral, além de haver jornais e revistas especializadas no assunto. No Brasil circulam três periódicos, um da Federação Columbófila Brasileira e dois editados em Portugal, o jornal “Mundo Columbófilo” e o jornal e revista “Portugal Columbófilo”, dos quais a grande maioria dos aficionados são assinantes. Em São Paulo, todos os clubes da capital foram fundados e ainda tem em seus quadros sociais muitos portugueses. Em Santos, essas aves foram introduzidas por lusitanos e descendentes, que fundaram a Sociedade Columbófila Santista, em 1967. O Dr. José Marques e Hernane Marques Henriques deram os primeiros passos para implantar e difundir o esporte columbófilo na cidade.

O calendário desportivo da Sociedade Columbófila Santista de 2009 é composto de 12 (doze) provas, com a primeira iniciada em 24 de maio na cidade de Rio Claro/SP. No calendário, consta ainda provas marcadas em 07/06 – Jaboticabal/SP, 14/06 – Taquaral/SP, 21/06 – Bebedouro/SP, 28/06 – Barretos/SP, 11/07 – Prata/MG, 25/07 – Itumbiara/MG, 08/08 – Panamá/GO, 22/08 – Morrinhos/GO, 05/09 – Goiânia/GO, e 26/09 – Uruaçu/GO. Ainda, no período de 10 a 12 de outubro, na cidade de Conselheiro Lafaiete/MG, haverá a edição do principal evento do ano: “Columbódromo Nacional de Conselheiro Lafaiete”. Lá estarão presentes criadores de quase todo país, que enviarão filhotes durante o mês de maio para serem acostumados em um pombal comunitário e participarem de três corridas, Curvelo/MG-220 km, Corinto/MG-260 km e Capitão Enéas/MG-480 km. A premiação para os vencedores, individual e por equipe, será uma motocicleta zero km, e outros prêmios para os demais classificados.

Corridas de pombos correios Columbofilia é a arte de criar pombos para competições, corridas. Mas não se trata de qualquer pombo. A raça que é utilizada foi criada pelo homem no século XIX, na Bélgica. O pombo correio belga, como ficou conhecido, ancestral do pombo correio moderno, foi fruto da mistura de várias raças selvagens e domésticas da região de Antuérpia e Bruxelas, cujos produtos foram cruzados com pombos da Inglaterra, França, Egito, entre outros. Daí em diante os criadores dedicaram-se a desenvolver e aprimorar uma raça cada vez mais veloz e resistente, pois o objetivo é que eles retornem ao pombal de origem rapidamente em vôo ininterrupto, de qualquer distância, qualquer direção e sob qualquer condição meteorológica. Na Bélgica, a corrida de pombos é considerada esporte nacional. Deste país espalhou-se para a Europa. Utilizados, com destaque, nos grandes conflitos bélicos mundiais, os pombos tiveram seus serviços e atos heróicos reverenciados e enaltecidos por todo o mundo. Hoje são considerados de utilidade pública em todos os países.

Os pombos comuns que habitam praças e logradouros públicos são considerados praga em algumas regiões. Já os pombos correios convivem junto ao homem em pombais construídos em casas, apartamentos, castelos, repartições públicas, escolas, quartéis ou hospitais. Os pombais devem ser limpos e arejados, não importando que sejam luxuosos ou rudimentares, de acordo com as posses de seus proprietários.

A corrida de pombos correio está entre os três esportes mais praticados no mundo, em número de praticantes. Quem trabalha com isso garante, o manuseio desses animais, após um dia exaustivo no trabalho ou estudos, promove o relaxamento, diz o presidente da Sociedade Columbófila Santista, José Augusto Santos de Mendonça. Para saber mais sobre o esporte em São Paulo, entre em contato com a Sociedade Columbófila Santista, através do tel (13) 9104-7800 ou e-mail [email protected]

1 Comment

  1. Olá Boa tarde,

    Meu nome é Renan da Empresa Blue Layer, nós somos uma empresa especializada em Criação de Loja Virtual.

    Atualmente o mercado de Venda de Produtos Online em Sites e Loja Virtual está em grande crescimento, gostariamos de oferecer a vocês a possibilidade
    de conhecer esta nova plataforma de Vendas dos Produtos Online através da Loja Virtual.

    Na Loja Virtual você poderá vender produtos de qualquer tipo, tamanho, cor e atributos diferentes para todos os seus clientes e novos clientes em diversas regiões totalmente online, a plataforma também conta com integração de pagamentos(Crédito, Débito e Boleto) e cálculo de fretes automático, tudo isto de forma simples para você receber de seus clientes de forma pontual.

    Nós estamos interessados em poder ajudá-lo, se você possui alguma dúvida, por gentileza não deixe de entrar em contato.

    Gostaria de saber mais sobre o assunto?

    Veja aqui:

    Atenciosamente,

    Renan Martinez

Deixe uma resposta