Cimeira da Juventude de Roma lançado em Bruxelas

 

Nos dias 24 e 25 de março próximo, acontece em Roma a primeira Cimeira Européia da Juventude. Uma reunião entre os dias 18 e 20 de janeiro, em Bruxelas, teve o objetivo de discutir os preparativos do evento.

 

© European Community, 2006 | Brussels

O designer polonês Szmon Skrzypczak, de 23 anos, levou um prêmio de 6 mil euros pela criação do logo.

Em colaboração com o Fórum Juventude, a Comissão Européia e o Parlamento Europeu estão organizando a primeira Cimeira Européia da Juventude sob o tema “A sua Europa – o seu futuro”. Participarão 200 jovens de diversos países da União Européia, na discussão sobre o futuro da Europa nos próximos 50 anos. Dentre os temas a ser discutidos estão o futuro Tratado da União Européia, o modelo social e econômico, o desenvolvimento sustentável, o papel da União Européia num mundo globalizado, a democracia e a sociedade civil, a juventude e a educação.

O resultado, apresentado entre 24 e 25 de março, acontece paralelamente ao Conselho Europeu de Berlim, no âmbito do qual os Chefes de Estado e de Governo adotarão uma declaração política que definirá os valores e as intenções da UE. A Cimeira da Juventude enviará aos dirigentes da União Européia presentes em Berlim mensagens sobre o futuro da Europa.

No aniversário de 50 anos da União Européia, a comissão lançou uma competição para a criação de um logo em comemoração aos 50 anos. O designer polonês Szmon Skrzypczak, de 23 anos, levou um prêmio de 6 mil euros pela criação. De acordo com a organização, a competição atraiu um grande número de participantes, foram 1701 de diversos estados membros da UE. A comissão e todas as instituições européias irão utilizar o logo durante os eventos de 2007 relacionados aos 50 anos do Tratado de Roma.

A intenção da UE é refletir, não apenas sobre os últimos 50 anos de cooperação européia, mas de ponderar o seu futuro, com a organização da Cimeira da Juventude.

Os tratados de Roma foram assinados na capital, Roma, em 25 março de 1957, e permitiu que os seus estados-membro criassem uma Europa unificada.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: