Cerca de 10% da população portuguesa tem diabetes

Diabetes afeta um milhão de portugueses e vai travar a esperança de vida, de acordo com dados divulgados.

Da Redação Portugal Digital

Há em Portugal cerca de um milhão de diabéticos e a doença não pára de crescer, ameaçando travar o aumento da esperança média de vida, segundo o primeiro grande estudo sobre diabetes no país, divulgado na terça-feira 24 de março, em Lisboa.

O presidente da Associação Protetora dos Diabéticos e coordenador do estudo, Gardete Correia, disse ter ficado surpreendido com estes dados e explica que a doença tem aumentado de forma galopante. Segundo Gardete Correia, se a doença não for travada a esperança média de vida dos portugueses vai parar de aumentar

Em Portugal, entre os que sabem e os que desconhecem que têm a doença, haverá cerca de um milhão de pessoas com diabetes.

"O que chamou mais a atenção e irá preocupar os responsáveis é o número elevado de pessoas que tem diabetes e não sabe. É um número que está no topo dos países europeus", disse, citado pela rádio TSF.

"A diabetes é uma doença silenciosa, que tem crescido de uma forma assustadora, tem repecurssões sociais, elevadíssimas ao nível económico e está a crescer. É um peso que estamos a carregar e que vai travar o aumento da esperança de vida que tem sido uma das grandes conquistas das últimas décadas", afirma.

O Instituto Nacional de Estatística, de acordo com dados publicados na imprensa portuguesa, calcula que de todas as mortes ocorridas em Portugal mais de 3,5% devem-se à diabetes.

De acordo com o diretor-geral de Saúde, Francisco George, a diabetes é em Portugal um problema de saúde pública e a tendência é para que essa situação se agrave ainda mais.

Francisco George admitiu que os dados agora divulgados obrigam à redefinição da estratégia de combate à doença e disse ser necessária uma aposta mais forte na prevenção.

Deixe uma resposta