Carnaval: D. João VI na avenida

Mundo Lusíada

Confira as escolas de samba que trazem em seu enredo 2008, na comemoração dos 200 anos da vinda da família real ao Brasil, D. João, Carlota Joaquina e diversos personagens que vão passar pela Sapucaí. Em São Paulo, apenas uma escola do Grupo de Acesso faz referência à corte.

Estácio de SáRebaixada no Grupo Especial no carnaval 2007, a Estácio de Sá aposta no enredo "A história do futuro" para conquistar o título do Grupo de Acesso A. No enredo 2008, o carnavalesco Cid Carvalho retrata a corte portuguesa no Terceiro setor, com o carro "A corte se empapuçou". Desfile 02/fevereiro na Marquês de Sapucaí, a partir das 20h.

São ClementeDepois de quatro anos, a escola retorna ao Grupo Especial, com homenagem à corte portuguesa, aproveitando a comemoração dos 200 anos da vinda da família real, com o enredo “O clemente D. João VI no Rio: a redescoberta do Brasil”. Desfile na Marquês de Sapucaí, dia 03, a partir das 21h.

Mocidade IndependenteCom o enredo “O quinto Império: De Portugal ao Brasil, uma utopia na história”, a escola carioca é uma das três beneficiadas pela Prefeitura do Rio no valor de R$ 2 milhões por optar pelo enredo de comemoração dos 200 anos. A verde-e-branca de Padre Miguel será a primeira escola de segunda-feira, dia 04, a partir das 21h.

Imperatriz LeopoldinenseO enredo “João e Marias” vai mostrar a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil e também as muitas Marias que passaram pela vida D. João VI. “É um João só e um monte de Marias: Maria Antonieta; a mãe; seis filhas Marias; a nora, Maria, que era irmã de outra Maria, que casou com Napoleão e deu o nome a nossa escola”, explica Rosa Magalhães. Desfile dia 04, terceira escola a se apresentar.

**No sábado, 2, no Desfile do Grupo de Acesso A acontece ainda desfiles da Lins Imperial com enredo “Apresento-lhes com louvor, meu pai querido, D. João VI”; Império da Tijuca (enredo “Duzentos anos da corte real nos jardins da Família Imperial”); Acadêmicos de Santa Cruz (enredo “Da abertura dos Portos à cidade do porto, Itaguaí – uma história real”); e Renascer de Jacarepaguá (enredo “É chegado a Portugal o tempo de padecer, se te oprime a cruel França, sorte melhor hás de ter).

Em São Paulo:

Barroca Zona SulEm São Paulo, a escola que comemora os 200 anos é a Barroca Zona Sul do grupo de acesso, com enredo “Artistas Viajantes Num País Romântico” retratando a história na arte. “Nenhuma escola de São Paulo se predispôs a fazer essa homenagem, será porque acham que D. João VI não veio para São Paulo?” diz carnavalesco Lucas Pinto. Desfile no domingo, 03 de fevereiro, última escola a se apresentar.

Deixe uma resposta