Brasileiros vão gerir salas de cinema de 10 centros comerciais em Portugal

Mundo Lusíada
Com Lusa

logo_Brasil-Portugal-bandeiraAs salas de cinema de dez centros comerciais da Sonae Sierra, encerradas desde fevereiro, reabrem até final do ano segundo acordo alcançado entre o grupo português e os brasileiros Orient, que ficarão responsáveis pela sua exploração.

A informação, confirmada em 06 de agosto à agência Lusa por fonte oficial do grupo Sonae Sierra, resulta de um acordo já celebrado com o grupo Orient, novo operador que vai passar a atuar no mercado português, para exploração das salas de cinema de dez centros comerciais, com a marca “Cineplace”.

É o caso do AlgarveShopping, do Centro Comercial Continente de Portimão, do Estação Viana Shopping, do LeiriaShopping, LoureShopping e do MadeiraShopping. Ainda as salas de cinema do Parque Atlântico, do Serra Shopping, do RioSul Shopping e da 8ª Avenida.

“A abertura dos complexos nos dez centros comerciais irá ser faseada na medida em que os diferentes processos necessários para a sua abertura estejam concluídos, sendo objetivo das duas empresas ter todas as salas a operar até ao final de 2013”, sublinhou a Sonae Sierra.

Em causa está a decisão da exibidora Socorama Cinemas que, no final de janeiro, encerrou as 49 salas de cinema que explorava em centros comerciais daquele grupo em todo o país.

A administração alegou 12 milhões de euros de dívidas a fornecedores e avançou com um pedido de insolvência, para tentar recuperar financeiramente a empresa.

Segundo a Sonae Sierra, o grupo Orient é “um importante operador” com presença no mercado brasileiro “há mais de 20 anos”, estando ainda a operar no mercado angolano há 6 anos, “sendo uma referência em qualidade, tecnologia e sinônimo de programação inteligente e bem elaborada”.

“O grupo é líder no mercado de exibição de filmes no nordeste do Brasil. Está entre as 20 maiores empresas do ramo no Brasil com uma presença constante no Box office das 5 maiores bilheteiras”, sublinha a Sonae Sierra.

O grupo Orient registrou, em 2012, uma faturação global de cerca de 30 milhões de euros, com mais de 4,5 milhões de espetadores nas suas salas, e desde 2007 tem em curso um processo de internacionalização em África, que agora alarga a Portugal.

“É um operador com experiência, conhecimento da indústria e capacidade comprovada para operar com sucesso. Com este contrato, a Sonae Sierra reforça o seu empenho em proporcionar uma oferta comercial e de lazer diversificada em todos os seus centros comerciais”, explicou Cristina Santos, responsável pela gestão de centros comerciais da Sonae Sierra em Portugal.

Já o presidente do grupo brasileiro, Aquiles Mônaco, afirma que a entrada no mercado português representa “um importante passo na estratégia de internacionalização” da Orient, prevendo a introdução de “novas abordagens” neste mercado.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: