Brasileira TV Cultura e RTP de Portugal firmam acordo de cooperação

Da Redação

No último dia 29, Marcos Mendonça e Gonçalo Reis, presidentes-executivos da TV Cultura e da Rádio e Televisão de Portugal (RTP), respectivamente, assinaram um protocolo de cooperação.

O acordo, que busca uma aproximação em diversas áreas para a troca de programas e de conteúdos informativos, prevê também que as partes facilitarão meios (câmeras, estúdios e meios de edição), auxiliando o deslocamento de jornalistas em serviço a cada um dos países ou no apoio a correspondentes de ambas as emissoras.

O acordo também admite a possibilidade de troca de conhecimento e experiência, formação profissional, de cooperação em organizações internacionais de televisão e, ainda, de coprodução sobre temas de interesse mútuo.

“Estou muito feliz por ter assinado esse acordo com a RTP. Para nós, é importantíssima essa aproximação com Portugal. Hoje, a TV Cultura, no Brasil, tem um alcance de mais de 150 milhões de pessoas, o que permite aos brasileiros conhecer melhor a cultura de Portugal e aproximar a nossa à dos portugueses” disse Marcos Mendonça, presidente-executivo da TV Cultura.

A TV Cultura e a RTP já estão trabalhando no desenvolvimento de projetos conjuntos, como a troca de programas culturais e infantis entre as emissoras. Atrações como Visita Guiada e Madeira Prima, produzidas pela RTP, terão exibição na TV Cultura.

Já o Café Filosófico e o Brasil Toca Choro serão exibidos na RTP2. Outros conteúdos culturais estão sendo estudados. A oportunidade é uma forma de partilhar as tradições lusas e brasileiras, a cultura e a arte contemporânea de Portugal e do Brasil, segundo a emissora brasileira.

Para Gonçalo Reis, Presidente da RTP, “a TV Cultura é uma instituição de referência pública e de grande qualidade. O Brasil é, obviamente, um mercado muito relevante para nós, e essa parceria abre vários caminhos nas áreas de compartilhamento de programas – disponibilizando um conjunto de meios técnicos para a informação e eventuais coproduções. Vamos colaborar fortemente nas áreas de documentários, música e programas infantis”.

A TV Cultura, com quase 50 anos de História e Sede em São Paulo, é a maior emissora pública de televisão do Brasil, tem uma cobertura nacional em Digital Terrestre e é distribuída por todas as redes de cabo e DTH (satélite) do Brasil.

A RTP é a emissora pública de Rádio e Televisão de Portugal que emite quatro canais em Digital Terrestre e dois Canais Internacionais, a RTP África e a RTP Internacional. Esse último cobre todos os continentes, nomeadamente a América do Sul e, em particular, o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend