Brasil passa a barreira dos 100 mil mortos por covid-19 e 3 milhões de infectados

Da Redação
Com Lusa

Brasil ultrapassou a barreira das 100 mil mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde.

Segundo dados compilados pelo Conselho Nacional das Secretarias de Saúde (CNSS), o registro de mais 538 mortes neste sábado elevou o total de vítimas mortais para 100.240, ao mesmo tempo que foram confirmados mais 21 mil novos casos de covid-19, estando agora em 3 milhões o número total de infectados.

“Em nome do Poder Judiciário e do Supremo Tribunal Federal, manifesto nossos sentimentos de profunda tristeza e solidariedade aos familiares e aos amigos de cada uma das 100 mil vítimas. Em solidariedade à dor de inúmeros brasileiros e em homenagem a cada uma das 100 mil vítimas, o Supremo Tribunal Federal decreta luto oficial de três dias” informa o ministro Dias Toffoli do STF.

Os números continuam a manter o Brasil como o segundo país do mundo mais afetado pela pandemia do novo coronavírus, apenas superado pelos Estados Unidos.

Em 26 de fevereiro, o Ministério da Saúde brasileiro confirmou o primeiro caso de morte associada ao novo coronavírus, um brasileiro de 61 anos, residente em São Paulo, a cidade mais populosa do país, com cerca de 12 milhões de habitantes.

Dia 17 de março, cerca de 20 dias depois, as autoridades sanitárias confirmaram a segunda morte, a de um homem de 62 anos, igualmente residente na capital paulista.

A partir desse momento, as estatísticas foram aumentando, até que, em meados de maio, foi superada pela primeira vez a barreira dos mil óbitos diários.

Segundo os dados oficiais, a taxa de mortalidade da doença no Brasil é atualmente de 47,4 por cada 100.000 habitantes.

Em números absolutos, o Estado brasileiro mais afetado continua a ser o de São Paulo, que contabilizou mais de 627 mil casos e quase 25 mil mortes.

Sexta-feira, as autoridades paulistas decidiram adiar a reabertura das escolas em mais um mês, fixando a data para 07 de outubro.

Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, o número de infectados, entretanto, curados é agora de 2 milhões, cerca de 70% do total de pacientes.

Cinco Estados brasileiros — Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Norte — registram atualmente os maiores índices de contágio e de mortes associadas à covid-19.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: