Bloco de carnaval criado por brasileiros em Coimbra vai animar a Baixa

Da Redação
Com Lusa

A Baixa de Coimbra vai celebrar o Carnaval com um bloco criado pela comunidade brasileira do concelho, apoiado por uma bateria de 25 instrumentos, que espera levar até à cidade o espírito festivo do Brasil.

A bateria do bloco, que vai desfilar no domingo e na terça-feira, começou a ser desenhada há quase um ano e é composta pela comunidade brasileira a viver em Coimbra, entre estudantes, trabalhadores e empresários, afirmou João Abreu, um dos membros do grupo.

“Queremos trazer a nossa cultura”, vincou João Abreu, que falava durante uma conferência de imprensa, que decorreu nesta tarde, na Baixa da cidade, e divulgando como o 1º Carnaval Brasileiro de Coimbra.

A bateria, formada por 25 pessoas regidas por um mestre, chama-se Grupo do Beco: entre os membros não há só músicos profissionais, mas também vários amadores que apenas querem participar na festa.

Com já 200 foliões inscritos, os desfiles, abertos a todo o público, vão começar no Terreiro da Erva, passam pela Praça 8 de Maio e terminam no Largo da Portagem, decorrendo no domingo e na terça-feira, com início marcado para as 17:00, informou.

No Brasil, o bloco, ao contrário das escolas de samba, é uma agremiação meio informal, sem qualquer intuito competitivo.

Este ano, será a primeira vez que o Grupo do Beco tocará em público, procurando reproduzir o ambiente de um bloco de Carnaval no Brasil, explicou.

“Queremos mostrar não só a festa, mas a nossa cultura, o nosso jeito de ver o mundo, a nossa forma de estar, e que, mesmo com dificuldades, conseguimos nos divertir. Estamos aqui para ensinar e aprender, mutuamente”, vincou Rodrigo Silveira, também do grupo.

Coimbra “só tem a ganhar com esta riqueza de culturas que é trazida para a sua cidade”, salientou, por sua vez, o presidente da União de Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos.

Também a presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), Assunção Ataíde, sublinhou que este será “um evento de partilha e de alegria, que a baixa tanto precisa”.

As celebrações do Carnaval em Coimbra começam na sexta-feira, com uma festa no Aqui Base Tango, seguindo-se um ensaio da bateria do bloco, no sábado, às 16:00.

No domingo, haverá uma matiné para as crianças, a partir das 11:00, no Terreiro da Erva, onde, para além de música, haverá várias atividades dirigidas para o público infantil.

À tarde, a concentração começa às 14:00, saindo do Terreiro da Erva às 17:00.

Na terça-feira, o programa repete-se, com animação infantil, concentração e desfile do bloco de Carnaval.

Entre sábado e terça-feira, haverá, todas as noites, atuações de samba e axé no Rugby Club.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend