Beneficência Portuguesa e Metrô de SP no Combate ao Fumo

Da Redação

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, o hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo participa da campanha “Não Fume no Metrô”, que distribuirá folhetos informativos em diversas estações entre os dias 29 de agosto e 5 de setembro.

O objetivo da ação é orientar a sociedade quanto a hábitos mais saudáveis e alertar sobre os riscos que o cigarro oferece à saúde de aproximadamente 20 milhões de pessoas só no Brasil, sem contar os chamados “fumantes indiretos”, que são obrigados a conviver com esse desagradável problema.

O hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, fundado em 2 de outubro de 1859, é o maior complexo de saúde da América Latina, instalado em mais de 110 mil metros quadrados. São cinco mil funcionários e 1,5 mil médicos especialistas, e é considerado um centro de referência em transplantes.

Em todo o mundo, já existem mais de 1 bilhão e trezentos milhões de fumantes, pacientes ainda mais expostos a diversas doenças – como as de trato respiratório – diretamente ligadas ao consumo do tabaco, e que poderiam ser facilmente evitadas. O tabagismo já sustenta o 4º lugar entre os maiores responsáveis por mortes no planeta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para os fumantes que pretendem largar o vício, especialistas apontam alguns benefícios que devem deixá-los ainda mais otimistas. Entre eles estão a melhora do ar, pressão arterial normalizada, redução de risco de ataque cardíaco, aumento da sensibilidade a gostos e cheiros, melhora na circulação sangüínea e aumento da expectativa de vida.

As estações que participam da campanha no metrô de São Paulo são Estação Vergueiro, Portuguesa-Tietê, Sé, São Bento, Itaquera e Jabaquara, Consolação, Paraíso, Palmeiras-Barra Funda, Santo Amaro, Tatuapé e Brás, todas com grande fluxo diário de pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend