Beneficência Portuguesa de Santos comemora 165 anos de fundação

Na programação de aniversário teve Missa, solenidade com presença de autoridades, e inauguração de novos leitos.

 

Por Odair Sene
Mundo Lusíada

 

Fundada em 21 de agosto de 1859, a Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos, mantenedora dos Hospitais Santo Antônio e Santa Clara, completou 165 anos de vida reafirmando seus três conceitos básicos: missão, visão e valores, segundo divulgou em seus canais de comunicação, com investimentos na humanização e em tecnologia, ampliando o atendimento médico hospitalar, na aquisição de equipamentos de ponta (já em funcionamento) e ultimando projetos para expansão de novas alas de internação, além de reforçar o cuidado para com a preservação de seu patrimônio histórico e cultural.

Para celebrar a data, a instituição realizou uma Missa, uma Celebração Eucarística em Ação de Graças, presidida pelo Bispo Diocesano de Santos, D. Tarcísio Scaramussa, no dia 21 na Capela Santo António.

No mesmo dia, no Salão Nobre do hospital, foi realizada a palestra “Ladrilhos Hidráulicos um Mergulho na História…de Istambul para a Sociedade Portuguesa de Beneficência”, pelo palestrante Edson Santána do Carmo.

No destaque do palestrante, as diferentes composições de ladrilhos hidráulicos que formam os diversos ‘caminhos’ que compõem o piso do Hospital Santo António, um palacete neocolonial tombado pelo Condepasa em 2012.

Em entrevista concedida para a TV Band Litoral, o Presidente da Diretoria Executiva, Ademir Pestana fez referências a novos espaços inaugurados, falou sobre a programação de aniversário, e deu destaque para a abertura de uma nova ala para atendimento aos pacientes do SUS, a expectativa segundo o presidente, é chegar ao final deste ano com 293 leitos pela primeira vez na Beneficência Portuguesa, aumentando assim a oferta de leitos na região.

Durante a solenidade de aniversário, o presidente Ademir Pestana fez questão de agradecer aos presentes, entre eles o secretário de Saúde de Santos: Dr. Denis Valejo, o presidente da Fundação Lusíada: Dr. Mauro Dinato, Ademir Irussa: presidente do Sintrasaúde, Augusto Capodicasa: presidente do plano Santa Saúde, também o Técnico superior do Escritório Consular de Portugal em Santos: José Augusto do Rosário em representação do Cônsul de Portugal em São Paulo, Dr. António Pedro Rodrigues da Silva; também a Professora Cristina Ribas: Coordenadora do Curso de Arquitetura da Universidade Santa Cecília, representantes da Capitania dos Portos, da Polícia Militar, da Divisão Regional de Saúde (DRS 4), de entidades portuguesas e culturais, além de Clubes de Servir da região.

Dr. Roberto Faria, presidente da Casa da Madeira de Santos, o presidente da Beneficência Ademir Pestana, e o responsável pelo Escritório Consular Santos, José Augusto do Rosário. Foto Divulgação

Deixe uma resposta