Balões enfeitam a orla santista

Comemoração dos 300 anos da apresentação do balão, feita pelo cientista santista Bartholomeu de Gusmão, à Corte Portuguesa.

Por Ronaldo AndradeDe Santos para Mundo Lusíada

 

Ronaldo Andrade

O cientista santista Bartholomeu de Gusmão foi homenageado em sua cidade natal com várias atividades, em comemoração aos 300 anos da apresentação do aeróstato (balão de ar quente) à Corte Portuguesa, em Lisboa, em 1709. A celebração teve seu momento mais marcante no dia 8, quando quatro balões realizaram demonstrações no Parque Municipal Roberto Mário Santini, no bairro do José Menino.

No período da manhã, na Praça Ruy Barbosa, no Centro Histórico – onde se localiza o monumento em homenagem ao ‘Padre Voador’ – houve solenidade cívica com a presença de várias autoridades. Já no Parque Municipal Roberto Mário Santini, à tarde, várias atividades foram realizadas, como a exposição das miniaturas dos inventos de Bartholomeu, elaboradas pelo professor João Inácio da Silva Filho, e as apresentações do Rancho Folclórico Típico Madeirense, do Morro São Bento, e da Camerata Heitor Villa-Lobos.

No início da noite as luzes da orla daquele trecho foram apagadas, e os balões realizaram a iluminação especial denominada Night Glow, levando ao público a presenciar um espetáculo bonito e diferente nas praias santistas. Por fim, por volta das 18h, um balão de seis metros de altura realizou voo cativo no estádio da Vila Belmiro antes da partida entre Santos e Avaí, pelo Campeonato Brasileiro, que terminou empatada em 2×2.

O presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santos (IHGS), Paulo Monteiro, que teve papel decisivo para a realização do evento, mostrou sua satisfação ao final da jornada: “As comemorações trouxeram resultados positivos, especialmente os balões, que geraram um aspecto visual muito bonito, alem de proporcionar um ambiente muito bom”, afirmou.

Monteiro aproveitou ainda para falar do concurso de redação que será lançado, intitulado ‘O primeiro cientista das Américas nasceu em Santos’, voltado a estudantes dos ensinos fundamental e médio das redes pública e particular. Os vencedores serão conhecidos em outubro e receberão diplomas e troféus da Academia Brasileira de Aeronáutica.

O evento teve o apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Santos e da Prefeitura de Santos, por meio das secretarias de Turismo, Esportes, Obras e Serviços Públicos, Educação e Cultura, além da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Patrocínio da Unisantos (Universidade Católica de Santos), Point 44 Choperia, Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) e CPFL. Apoio cultural da TV Tribuna e Ciesp / Santos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: