Aumento do nível dos mares é irreversível, diz ONU

 

Ouça:

 

 

 

Adriana Niemeyer Da Rádio ONU

Um relatório das Nações Unidas afirma que o aumento do nível dos mares é irreversível e pode contribuir para o crescimento das migrações em nível mundial.

Uma versão parcial do documento produzido pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, Ipcc, foi divulgada na reunião promovida pela Secretaria da Convenção sobre Mudanças Climáticas da ONU, Unfccc, que ocorre em Viena, na Áustria.

O encontro reúne cerca de mil especialistas de 150 países.

O fato mais importante é que os Estados Unidos, que é o maior emissor mundial de gases que produzem o efeito estufa, também farão parte desse novo pacto. Para lembrar que, até ao momento, o governo norte-americano não ratificou o Protocolo de Quioto.

O representante norte-americano Arnold Watson afirmou que o seu país reconhece a urgência de atenuar as emissões, mas é preciso conjugar esses fatores com o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável.

Segundo Watson, esse é o propósito da conferência a ser organizada pelo governo norte-americano, sobre segurança energética e mudanças climáticas em setembro, em Washington, com a participação das 15 maiores economias mundiais, entre elas o Brasil.

Os países emergentes, especialmente a China e Índia, estão merecendo atenção especial durante a reunião, já que seu desenvolvimento rápido agrava o efeito estufa.

O encontro é uma preparação para a próxima conferência da Unfccc, que acontece em Bali, na Indonésia, no mês de dezembro.

Deixe uma resposta