Arquidiocese do Rio abençoa eleitores após eleição do Cristo

 

Da Redação Mundo Lusíada

Fotos: Marcello Bravo/Divulgação

A Arquidiocese de São Sebastião no Rio de Janeiro realizou uma solenidade no Alto do Corcovado, em ação de graças pela eleição do Cristo Redentor como uma das novas 7 Maravilhas do Mundo. Contando com a presença da cantora Fafá de Belém, do governador Sérgio Cabral e do arcebispo do Rio, dom Eusébio Scheid, a cerimônia contou ainda com a participação de 400 paróquias, igrejas, capelas, basílicas e santuários no RJ, na grande badalação de 2 minutos (entre 17h35 e 17h37) que deu início a cerimônia.

A intenção foi abençoar os brasileiros que votaram pela eleição do Cristo, em julho deste ano. Celebrada aos pés do monumento pelo cardeal arcebispo do Rio, quem abençoou a réplica da placa da eleição e outras seis placas que foram entregues aos principais envolvidos na campanha "Vote Cristo. Ele é uma Maravilha", que resultou numa mobilização pela votação dos brasileiros. Entre eles, esteve a ministra do Turismo, Marta Suplicy.

Fafá de Belém cantou "Ave Maria", acompanhada da Banda Cristo Redentor, e do coro de canto gregoriano da Schola Cantorum, do Seminário São José. Entre os presentes, estiveram o governador Sérgio Cabral e esposa Adriana Ancelmo, entre outras autoridades, empresários e convidados. Ao final, a cantora deu voz ainda a música de Roberto e Erasmo Carlos, "Amigo de Fé".

Para o assessor cultural do Santuário Cristo Redentor do Corcovado, Padre Omar Raposo, a cerimônia foi um momento de paz para o RJ. “Foi um momento de agradecimento a Deus pela eleição do Cristo, de paz e do aniversário dele também, que faz 76 anos nesta sexta-feira [12 de outubro]”, disse o padre ao Globo.

O anúncio da eleição das maravilhas do mundo se deu em 07 de julho de 2007, em Portugal. Foram mais de cem milhões de votos de eleitores em todo o mundo, de acordo com a organização, para a eleição das Novas 7 Maravilhas do Mundo. A cerimônia reuniu, no Estádio da Luz em Lisboa, cerca de 50 mil espectadores, além de milhões que acompanharam o anúncio oficial pela televisão.

76 Anos Em 2007, o monumento do Cristo Redentor, coordenado pelo engenheiro Heitor da Silva Costado e do escultor francês Paul Landowski, completou 76 anos. No ano anterior, o Cristo Redentor comemorou seus 75 anos de fundação sendo transformado em Santuário Católico pela Arquidiocese do Rio.

A Capela Nossa Senhora Aparecida, que fica aos pés do monumento com apenas 50 lugares, recebeu reforma para receber casamentos, batizados, missas e peregrinos. A Estrada de Ferro Trem do Corcovado, inaugurada em 1884, foi a primeira ferrovia eletrificada do Brasil. Ou seja, a estrada é quase 50 anos mais antiga do que o Cristo Redentor, fundação há 122 anos.

Deixe uma resposta