Arouca é mais falado em São Paulo do que em Lisboa

Em entrevista ao Mundo Lusíada, o presidente da Câmara Municipal de Arouca fala sobre o dinamismo da comunidade arouquense em São Paulo e no Brasil. “O Arouca Barra Clube, embora não tenha a pujança, dimensão e o dinamismo desta em São Paulo, está também ao nível dos grandes clubes que temos cá”.

Por Vanessa Sene Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

>> Presidente da Câmara de Arouca, José Artur Neves. Na foto, com o presidente do Arouca SP Clube, Artur Andrade Pinto.

“Arouca é mais falado em São Paulo do que em Lisboa”. A afirmação é do presidente da Câmara Municipal de Arouca, José Artur Neves, que esteve presente em São Paulo para as comemorações do Arouca São Paulo Clube.

Segundo ele, a Câmara Municipal e os arouquenses que estão lá apreciam muito o trabalho dos arouquenses que estão aqui, tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro, em Santos e na Praia Grande.

“Em muitos locais existe uma grande comunidade de arouquenses, que ao longo de muitos anos foram construindo as suas vidas fora de Arouca, e nós temos que estar solidários com as pessoas cá” garante Artur Neves. “É uma forma de mantermos as tradições da ligação à cultura, o incentivo que estas iniciativas transmitem para os filhos dos arouquenses daqui. E também uma forma de preservar o nome de Arouca, expandir ou continuar a expandir o nome da nossa terra” afirmou ao Mundo Lusíada.

Comunidade no Brasil é destaque Nesta grande metrópole paulista, os arouquenses conseguiram se firmar e evidenciar a sua origem, afirmou. “Os arouquenses merecem muito mais do que simples homenagens pela presença do presidente da Câmara”.

Exemplificando com os arouquense de São Paulo como uma comunidade com vitalidade, e que tem em mente o seu progresso e a manutenção das raízes, o presidente da Câmara citou a inauguração da Estátua Santa Mafalda, no Arouca SP Clube, “uma referência para todos os arouquenses”, o que mostra que o clube vive o “espírito arouquense”, afirmou. “Nós vemos aqui muita gente brasileira, outras portuguesas de outras regiões de Portugal, o que significa que Arouca aglutina. É um conjunto de pessoas que puxam outras para o nome que eles têm em mente, que é Arouca. Nós aqui dentro sentimos como se estivéssemos na nossa terra”.

Comentando sobre outras comunidades arouquenses espalhadas pelo mundo, o presidente citou que São Paulo é destaques entre elas. “Esta provavelmente é, neste momento, aquela que mais vitalidade tem. Embora o Arouca Barra Clube do Rio foi o primeiro grande clube arouquense construído, tem 42 anos de existência num espaço nobre da cidade do Rio de Janeiro, mas é um clube que atravessa hoje alguns problemas” disse, citando rivalidades internas geradas entre diretorias. Mas de acordo com Neves, o trabalho que vem sendo desenvolvido no último ano, por arouquenses jovens, tem vindo a “dar outra vez vitalidade” ao clube carioca.

“O Arouca Barra Clube, embora não tenha a pujança, dimensão e o dinamismo desta em São Paulo, está também ao nível dos grandes clubes que temos cá e das dinâmicas da nossa comunidade” afirmou.

Portanto, o presidente da Câmara de Arouca concluiu que os arouquenses do Brasil são destaque. “Não canso de ouvir de alguns arouquenses que Arouca é mais falado em São Paulo do que na capital Lisboa. Eu ouço falar de Arouca em todo o lado aqui em São Paulo” diz Artur Neves, citando o fruto da comunidade arouquense trabalhando integrada à sociedade local. “Cada vez que venho, a comunidade leva-me ao Governador de São Paulo, ao Prefeito de São Paulo. É sinal que a comunidade está ligada à vida política local, e tem influência a nível local”.

O presidente da Câmara Municipal de Santos esteve visitando a comunidade em São Paulo, além de participar da comemoração de 9 anos de geminação Arouca-Santos, no litoral paulista, antes de retornar a Portugal.

Deixe uma resposta