Aniversário do Partido Comunista comemorado em São Paulo

Por Eulália Moreno Para Mundo Lusíada

Ildefonso Garcia

No sábado dia 20 de março, no restaurante Varanda localizado no centro velho da cidade de São Paulo, um grupo de filiados e simpatizantes do Núcleo de Militantes Comunistas Portugueses reuniu-se para comemorar o 89º aniversário do Partido Comunista Portugues (fundado a 6 de março).

Dentre eles Ildefonso Garcia, presidente do Centro Cultural 25 de abril, Sergio Gomes, Manuel Rodrigues da Silva, Julio Felipe, Luis Botelho, Manuel Myre Dores, Maria Felix, Yara Braga, Maria Candelária Moraes, Sonia Maria de Freitas e Teresa Malatian.

Representando o Partido Comunista do Brasil (PC do B), Nivaldo Feitosa e Edmilson Costa do Partido Comunista Brasileiro (PCB) trouxeram aos presentes a sua solidariedade, parabéns e reiteração de todos os propósitos e objetivos que tem unidos esses três partidos de esquerda no mundo lusófono.

Aos presentes e em nome da família de Alexandre Pereira, falecido em dezembro de 2009, foi entregue um exemplar do primeiro número do jornal Portugal Democrático que, desde 1956 e ao longo de 20 anos ininterruptos, foi a voz dos exilados políticos portugueses no Brasil. Sergio Gomes fez essa entrega salientando ser também o desejo da família de Alexandre Pereira a entrega da coleção completa do jornal ao Centro de Documentação e Memória (CEDEM) da UNESP que é considerado o principal arquivo da imprensa de esquerda. “O Instituto Vladimir Herzog desenvolve um projeto de digitalização de todo o acervo do Centro Republicano Portugues para disponibilizá-lo a estudiosos e pesquisadores, e são muitos os interessados por esse registro único perpetuando-se, assim, a memória da luta dos intelectuais da esquerda aqui no Brasil. Durante 20 anos o Portugal Democrático combateu a ditadura de Salazar e jamais foi censurado pela ditadura brasileira. Um caso raro na história da imprensa", afirma Sérgio.

Para comemorar a Revolução dos Cravos, o Centro Cultural 25 de Abril promove um debate na Casa de Portugal e no dia 25 junto ao Monumento da Praça de Aviz acontece uma sessão solene com a deposição das cinzas de Alexandre Pereira junto aquele monumento cumprindo assim um desejo seu manifestado em vida.

Deixe uma resposta