Ameaça de bomba obrigou evacuação na Universidade do Algarve

[Atualizada]

Da Redação
Com Lusa

Uma ameaça de bomba, ao final desta manhã, obrigou à evacuação de alguns edifícios do “campus” da Penha da Universidade do Algarve, segundo fonte da universidade.

O comandante da divisão da PSP de Faro, Hugo Marado, disse à Lusa que o alerta foi recebido cerca das 11:30 (horário local) e que foram evacuadas duas escolas e um outro edifício no “campus”, localizado dentro da cidade.

Para o local foram enviadas equipes de investigação, do trânsito e patrulhas para aferir o “grau de credibilidade e as motivações” do alerta, acrescentou.

Segundo o portal Observador, um telefonema anônimo para a PSP detalhou que havia uma bomba colocada num dos edifícios da universidade em Faro. Alunos, professores e funcionários aguardavam no exterior do campus.

Professor detido

O autor da ameaça de bomba era no entanto um professor de baixa psiquiátrica, que foi detido pela polícia.

O “campus” da Penha, localizado dentro da cidade, foi reaberto cerca das 15:00 depois de a PSP ter concluído que se tratava de uma ameaça sem credibilidade e que o espaço era seguro, segundo o comissário Hugo Marado, da PSP de Faro.

O homem, de 55 anos, detido à porta de casa, telefonou para a universidade com a ameaça de que estaria uma bomba no “campus” e contatou depois diretamente a PSP de Faro no mesmo sentido.

O alerta foi recebido às 11:30, tendo sido evacuadas duas escolas e um outro edifício no “campus” e enviadas para o local brigadas de inativação de explosivos, num total de 25 elementos da PSP.

Os agentes fizeram uma busca aos locais onde possivelmente estaria o engenho, acabando por concluir que o espaço estava “limpo”, o que permitiu reabrir o “campus” universitário.

Segundo a PSP, a ameaça teria sido provocada pelas “evidentes divergências” entre o professor e a Reitoria relativamente à sua continuidade na universidade.

O suspeito está detido e deverá se apresentar a tribunal apenas na quinta-feira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend