Água mineral requer nova mentalidade no Brasil

Ígor Lopes

“Os sais minerais presente na água oferecem uma enorme contribuição à saúde do organismo. Por exemplo, o Flúor atua na prevenção de cáries, o Magnésio aumenta o vigor físico e previne a hipertensão, o Zinco ajuda no processo curativo, o Bicarbonato controla a acidez do estômago, enquanto que o Cálcio previne a osteoporose e assim por diante”, sublinha Petra. O Brasil é extremamente rico em diferentes tipos de águas minerais, que são provenientes de diferentes zonas de captação. Segundo dados da ABINAM, que conta com 32 marcas de água em processo de certificação, em 2005, foram produzidos quase seis bilhões de litros de água mineral em território nacional. A maior região produtora é o Sudeste (53,4%), seguida do Nordeste (22,5%), Sul (12,3%), Norte (6%) e Centro-Oeste (5,8%). O consumo per capta no Brasil é de 31 litros por ano. Hoje em dia, sabe-se que o Brasil conta com uma reserva de água doce de 53 por cento. Esse número representa 12 por cento da água doce no mundo. No total, o Brasil tem um bilhão e 488 milhões de metros cúbicos de água no seu território. Embora a quantidade pareça muita, é preciso, desde já, preservar recursos. O setor das águas minerais mostra profunda evolução, apresentando índices de competitividade em nível internacional, o que é fruto da criação de novos mercados e da necessidade de haver qualidade nesse tipo de serviço. A maioria dos empresários que trabalham com águas minerais está preocupada em preservar a qualidade desse bem precioso. Para Petra Sanchez, o segredo da qualidade da água mineral brasileira está no fato de que, atualmente, “o produto é envasado em complexos industriais sob modernos sistemas de envase e rígido controle de qualidade”. No tocante ao termalismo, Petra Sanchez recorda que essa cultura ainda é muito prematura no Brasil. “Há poucos empresários que apostam nessa vertente de turismo. As termas existentes utilizam equipamentos desadequados e fora dos padrões de qualidade internacionais. É preciso, também, uma atualização em termos de tratamento”, afirma. Garrafas brasileiras fazem sucesso

Ígor Lopes

Durante a feira, a ABINAM apresentou cerca de dez marcas de águas minerais brasileiras, sendo que nove estão já certificadas. O design personalizado das cerca de 200 garrafas promovidas na Termatalia conquistou o público espanhol, que considerou as embalagens muito atrativas. Poucas garrafas sobraram no stand da Associação. Após um momento de prova, pode-se comprovar que a água brasileira se destaca por ser leve, saborosa e cristalina.

 

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