Açores sem registro de novos casos nas últimas 24 horas e sem internações

Da Redação
Com Lusa

A Autoridade de Saúde dos Açores informou esta sexta-feira que, nas últimas 24 horas, não houve registro de novos casos positivos de Covid-19 na região, tendo recuperado da doença três doentes.

“Quatro meses e 10 dias depois de 17 de outubro, a região volta a registrar um dia sem casos positivos”, refere a entidade no seu comunicado emitido diariamente.

Esta sexta-feira também já não existem doentes com Covid-19 internados em qualquer um dos três hospitais da região, localizados nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial. Na quinta-feira, havia ainda um doente hospitalizado em Ponta Delgada (São Miguel).

Segundo a Autoridade de Saúde dos Açores, foram realizadas nas últimas 24 horas 1.963 análises que “não revelaram qualquer resultado positivo” e “no mesmo período, três pessoas recuperaram da doença”.

As recuperações registraram-se na Matriz e em Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande (ilha de São Miguel), e ainda nas Lajes, concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira.

“A Terceira entra hoje [esta sexta-feira] no mapa das ilhas sem Covid-19, juntando-se a Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo”, refere a Autoridade de Saúde.

No arquipélago existem atualmente 894 pessoas em vigilância ativa e uma única cadeia de transmissão local, na ilha do Pico.

Assim, os Açores contam esta sexta-feira com 56 casos positivos ativos, sendo 47 em São Miguel, oito no Pico e um no Faial.

Desde o início da pandemia já foram diagnosticados 3.839 casos positivos nos Açores, tendo recuperado da doença 3.649 pessoas e 29 morreram.

Dados Portugal

A média diária de novos casos de contágio pelo novo coronavírus desceu esta semana para níveis que não se viam desde outubro, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, que registra uma “diminuição acentuada” desde fim de janeiro.

No seu boletim de informação estatística sobre a pandemia desta sexta-feira, o INE indica que na quarta-feira a média de novos casos diários (calculada com base nos sete dias anteriores) era de 1.274, “o valor mais baixo desde o dia 13 de outubro de 2020”.

O INE indica ainda que em 16 de fevereiro “apenas 15 municípios portugueses se encontravam em situação de risco extremamente elevado” (acima dos 960 novos casos por 100 mil habitantes nos 14 dias anteriores), uma descida abrupta em relação à semana anterior, quando havia 115 concelhos nessa situação.

Nas últimas 24 horas, foram reportados 58 mortes e 1.027 casos confirmados de Covid-19 em Portugal. Desde 7 de outubro do ano passado que não se reportava um número tão baixo de casos diários. Em  07 de outubro Portugal tinha registrados 944 novos casos.

No total, 72.037 casos ativos em todo o território nacional, menos 1.811 do que na quinta-feira, e 53.166 pessoas estão sendo acompanhadas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: