Encontro em SP discute Lisboa como capital europeia do empreendedorismo

Encontro “Bem-vindos à capital europeia do empreendedorismo, Lisboa” acontece no Farol Santander, em edição do ciclo de debates “Meu futuro é agora”.

Da Redação

O Farol Santander, novo centro de empreendedorismo, cultura e lazer da cidade de São Paulo, dá sequência aos encontros e debates na Arena do 8º andar – um espaço de inovações, provocações e debates em economia criativa e cidades, uma iniciativa de apoio e fomento às inovações empreendedoras.

A edição de 12 de maio, às 11h, faz parte da programação do ciclo “Meu futuro é agora”, que discute as transformações urbanas, sociais e econômicas mais relevantes os últimos tempos, entremeadas pelo fio do futuro do trabalho. Este encontro tem como mote entender como Lisboa passou de capital de um dos países europeus menos desenvolvidos à capital europeia do empreendedorismo.

Considerada uma das capitais da cultura na Europa, Lisboa é também a “Capital da Reinvenção”. Abriga mais de 100 mil empresas, monumentos impressionantes de diversas épocas, 17km de rio (incluindo um porto que recebe quase 500 mil passageiros por ano) e acolhe, a cada estação, mais de 4 milhões de turistas, atraídos por seus museus, galerias de arte, gastronomia, ambiente urbano variado e permeado de intervenções bem-sucedidas.

Porém, de alguns anos para cá, outros atributos chamam a atenção para Lisboa: a qualidade de vida e a economia renovada estão alinhadas ao grande investimento em tecnologia e no universo das startups e ao crescente fluxo de investimentos.

Para falar mais sobre esse fenômeno, a Arena do 8º recebe Branca Gameiro Neves, Diretora de Projeto na Direção Municipal de Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa, com mediação de André Palhano, fundador da Virada Sustentável, projeto de engajamento cidadão da cidade de São Paulo.

Neves vai destacar a transformação da parte litoral da cidade, antiga zona industrial obsoleta e desconhecida dos lisboetas, ressaltando ainda a reformulação administrativa, com descentralização de serviços; o sucesso do orçamento participativo; o projeto BIP – ZIP (Bairros de Intervenção Prioritária ou Zonas de Intervenção Prioritária), voltado à auto-organização dos moradores; a Startup Lisboa, abrangendo a Startup Tech, de empresas tecnológicas e a Startup Commerce, especializada em acolher projetos no setor do comércio e turismo.

Os projetos são de grande inspiração para as cidades. O Projeto BIP – ZIP, por exemplo, foi criado no quadro do Programa Local de Habitação (PLH) como um instrumento de política pública municipal que visa dinamizar parcerias e pequenas intervenções locais de melhoria dos “habitats”. Isso ocorre por meio do apoio a projetos desenvolvidos juntos a associações locais, coletivos de moradores e organizações não governamentais.

Arena de Economia Criativa– 8º andar

Espaço reservado para debates sobre empreendedorismo, negócios, cidades e o futuro do trabalho, a Arena de Economia Criativa do Farol Santander promove até dezembro dois projetos de 11 edições cada, intercaladas aos sábados: “Meu futuro é agora” e “Diálogos startupeiros”.

“Serão 62 palestrantes e moderadores gabaritados e referenciais, de 15 países – a maioria dos estrangeiros vindo pela primeira vez ao Brasil”, destaca a cocuradora Ana Carla Fonseca, da Garimpo de Soluções. Seu sócio e parceiro na concepção do projeto, Alejandro Castañé, completa: “A proposta é lançar luz sobre competências cada vez mais imprescindíveis no mercado de trabalho – as chamadas habilidades do futuro – e inspirar novos empreendimentos, por meio de experiências surpreendentes de startups brasileiras e internacionais”.

Inaugurado no último dia 25 de janeiro, o Farol Santander é um centro de empreendedorismo, cultura e lazer, idealizado pelo presidente da instituição, Sérgio Rial. A mais nova atração da cidade de São Paulo, localizada em um emblemático ponto turístico da região central, o antigo edifício Altino Arantes, vem promovendo debates de ponta e sinalizadores de caminhos, tornando-se um polo de atração ao centro da cidade.

As atividades do Farol Santander ocupam 20 andares dos 35 do edifício de 162 metros, que por um longo período foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul. As visitas começam pelo hall do andar térreo, um dos tombados pelo Condephaat (assim como o 2º, 3º, 5º, 6º e mirante), e seguem até o mirante do 26º andar, onde há um café com inspiração art déco.

Há 15 anos no mercado, a Garimpo de Soluções foi a primeira empresa no Brasil a inovar em economia criativa, cultura, negócios e cidades. Sob o comando de Ana Carla Fonseca e Alejandro Castañé, já atuou em 30 países e para a ONU e em mais de 180 cidades. Soma mais de 600 palestras no Brasil e no exterior, projetos de economia criativa e cidades para empresas e governos e tem diversos livros pioneiros no mundo.

Serviço
Encontro “Bem-vindos à capital europeia do empreendedorismo, Lisboa”
Arena de Economia Criativa – Farol Santander (Rua João Brícola, 24 – 8º. andar – Centro, São Paulo – SP)
Horário: 11h às 13h
Capacidade: 100 lugares
Transmissão online: facebook.com/farolsantander
Ingressos: www.ingressorapido.com.br ou na bilheteria (R$17, debate + mirante)

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: