40% da população portuguesa já recebeu pelo menos a 1ª dose da vacina

Da redação com Lusa

Neste 06 junho, Portugal continental ultrapassou a marca das seis milhões de doses de vacinas administradas contra a covid-19, das quais cerca de 3,8 milhões correspondem a primeiras doses e cerca de 2,2 milhões a segundas doses.

A informação foi divulgada em comunicado pelo Ministério da Saúde, neste domingo, segundo o qual 40% da população portuguesa (incluindo Regiões Autónomas) já recebeu pelo menos uma dose da vacina e mais de 22% já tem o esquema vacinal completo.

No continente a percentagem das pessoas com mais de 60 anos que já recebeu uma dose da vacina é de quase 95% e a das pessoas com idade superior a 50 anos é de 81%.

“O país está assim cada vez mais perto de alcançar a meta definida de ter 70% da população vacinada com pelo menos uma dose até ao mês de agosto”, diz-se no comunicado.

Em 23 de maio fonte oficial da ´task force´para a vacinação contra a covid-19 anunciava que o país ultrapassara no dia anterior, a 22 de maio, os cinco milhões de vacinas administradas.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.723.381 mortos no mundo, resultantes de mais de 172 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.034 pessoas dos 852.646 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Açores

Neste domingo, a vacinação contra a covid-19 em massa nas cinco ilhas dos Açores que não têm hospital arrancou pela manhã na ilha de Santa Maria, no âmbito da operação “Periferia”, revelou a Autoridade de Saúde Regional (ASR).

Segundo um comunicado da ASR, esta operação prevê a vacinação de 1.872 pessoas naquela ilha, aumentando para 4.233 o número de pessoas inoculadas com a primeira dose, correspondente a 82,68 por cento da população vacinável da ilha.

“Após esta operação, o processo decorrerá a cargo da Unidade de Saúde de ilha, tendo em conta a administração das segundas doses da vacina, e a curta franja da população incontactável até ao momento”, adianta a Autoridade de Saúde Regional, referindo que essa situação deverá resultar da falta de atualização de dados no Centro de Saúde.

A partir do próximo dia 10, a operação desenvolve-se nas ilhas das Flores, da Graciosa, de São Jorge e do Pico, as restantes ilhas do arquipélago que não dispõem de hospital.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 04 de junho corrente, foram administradas nos Açores 146.999 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 92.036 pessoas com 16 ou mais anos com a primeira dose, e 54.963 pessoas com ambas as doses, no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: