3ª edição do Lusavox premia jovens da diáspora portuguesa

Terceira edição Lusavox pretende levar mais longe a língua portuguesa e descobrir talentos musicais que cantam em português em todo o mundo.

Da Redação Mundo Lusíada

Divulgação

Numa iniciativa da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, em conjunto com o portal SAPO, as Edições Valentim de Carvalho, e a Rádio e Televisão de Portugal (RTP), foi lançado mais uma edição do projeto Lusavox, que pretende divulgar a língua e cultura portuguesa junto dos jovens portugueses e luso-descendentes.

Dar a conhecer os talentos existentes nas comunidades portuguesas no mundo, na área da música, e reforçar os elos identitários portugueses na diáspora são alguns dos objetivos desta iniciativa do governo português.

Até ao final do mês de junho, todos os interessados em participar na iniciativa Lusavox devem enviar os seus trabalhos através do site www.lusavox.sapo.pt.

No início de julho, um júri irá selecionar os 10 temas originais que serão levados a um Festival a ser realizado no primeiro fim de semana de Agosto, com transmissão ao vivo pela RTP e RTP-internacional. Desse festival sairão dois vencedores: o do júri, que permitirá a gravação de um CD, e outro eleito pelo público, que receberá um prêmio de 5 mil euros.

Podem concorrer a estas iniciativas jovens portugueses e luso-descendentes que residem fora de Portugal, com idades entre os 18 e os 35 anos. O regulamento do concurso está disponível no site do concurso.

Segundo o Ministério luso dos Negócios Estrangeiros, este concurso, à semelhança das edições anteriores realizadas em 2007 e 2008, lançará um novo talento para o palco de uma grande casa de espetáculos portuguesa e para todo o mundo, dando a oportunidade de lançar a sua carreira artística.

Regulamento O concurso "LusaVox-música", destinado a premiar o artista ou grupo/banda com a oportunidade de gravação de um primeiro trabalho, recebe candidaturas de integrantes que devem estar inscritos no Consulado português da área da sua residência.

As bandas deverão ser compostos por até cinco elementos, e devem apresentar trabalhos de autoria própria, sendo os legítimos e exclusivos titulares dos direitos sobre as gravações.

A votação terá duas componentes: júri, que estará na sala durante a final, e via internet. Mas a votação do júri, composto por 5 personalidades da área artística, representa 80% para a pontuação final, cabendo 20% aos votos restantes. A canção com o maior número de pontos será a vencedora.

O artista ou banda vencedora terá oportunidade de assinar contrato com a Valentim de Carvalho, para gravação de um CD, e a canção mais votada pelo público leva o prêmio de 5 mil euros.

O MNE também deverá assegurar o transporte, por via aérea, dos concorrentes do país de residência para Portugal e do seu retorno, além do alojamento durante a realização dos ensaios e do concurso, que acontece de 15 de julho a 3 de agosto de 2009, não contemplando acompanhantes.

Para se inscrever, acesse www.lusavox.sapo.pt.

Deixe uma resposta