23º Cine Ceará homenageia cinematografia Portuguesa Contemporânea

Da Redação

CineCeara_Portugal2013Com o apoio da Embaixada de Portugal / Camões – Instituto da Cooperação e da Língua no Brasil, o 23º Cine Ceará homenageará a cinematografia contemporânea de Portugal, trazendo longas e curtas metragens produzidos nos últimos 15 anos.

O evento também presta uma homenagem à renomada atriz, cantora e cineasta portuguesa Maria de Medeiros, que realizará show de abertura e terá uma mostra especial, reunindo filmes dirigidos e/ou interpretados por ela, com destaque para ‘Repare bem’, filmado recentemente, sobre a ditadura militar brasileira.

O Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, evento que já faz parte do calendário cultural de Fortaleza – Ceará e do Brasil acontecerá de 7 a 14 de setembro, pela primeira vez no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Exibições e palestras acontecem também no espaço da Caixa Cultural, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, na Universidade de Fortaleza (Unifor), no Mercado dos Pinhões e na Vila das Artes.

“A grande novidade desta 23ª edição do Cine Ceará é mesmo a mudança de rumo quanto à temática. Se antes tínhamos temas muito abrangentes, a opção por homenagear um país específico nos permite um foco preciso. E olha que estamos falando de países ibero-americanos que, muitas vezes, não têm sua produção distribuída no Brasil. Então, garimpar a qualidade desse cinema e dar a oportunidade de ser exibido no Brasil passa a ser um compromisso do Cine Ceará”, afirmou Wolney Oliveira, diretor do Festival.

Oito produções concorrem ao Troféu Mucuripe de longa-metragem nas categorias melhor filme, direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator, atriz e prêmio da crítica. Dentre eles está o longa Rincón de Darwin, de Diego Fernández Pujol (Uruguai-Portugal) que participou recentemente do Festroia – Competição Primeiras Obras em Portugal.

Já na Mostra competitiva de curtas-metragens, doze filmes concorrem ao Troféu Mucuripe – nas categorias melhor filme, direção, roteiro, produção cearense e prêmio da crítica. A Mostra Olhar do Ceará, composta apenas por produções de realizadores cearenses, também irá agraciar os melhores filmes com premiações especiais. Ao todo, 23 produções foram selecionadas pela organização do evento e podem ser consultados no site do evento.

Além das tradicionais mostras competitivas, o 23º Cine Ceará apresenta ao público uma ampla programação de mostras especiais, seminários e oficinas. Para trazer um pouco da cinematografia portuguesa – que dá tema ao evento – 14 produções, entre curtas e longas-metragens, foram selecionados para a Mostra Portugal Contemporâneo.

Para cumprir a missão de levar o universo do cinema para o maior número possível de pessoas, o Cine Ceará oferece ainda uma série de mostras de cunho social, com o objetivo de levar crianças, idosos e deficientes auditivos e visuais para o cinema. As mostras “Terceira Idade”, “Acessibilidade” e “O 1º filme a gente nunca esquece” reunirão mais de 1000 pessoas em exibições especiais na Caixa Cultural e no Mercado dos Pinhões.

Mais informações e programação completa no site: www.cineceara.com.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: