200 Anos: Brasília comemora com mostra e selos

Da RedaçãoCom ABr

Em Brasília, dois eventos comemoram os 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil. Logo após a abertura oficial da exposição Lusa – a Matriz Portuguesa, em 25 de fevereiro, no Centro Cultural Banco do Brasil, aconteceu o lançamento do selo postal comemorativo dos 200 anos do Banco do Brasil. A tiragem é de um milhão de selos e cada um custa R$ 0,90.

O evento contou com a presença do presidente do BB, Antonio Francisco de Lima Neto, do presidente dos Correios, Carlos Henrique Almeida Custódio, do embaixador de Portugal, Francisco Seixas da Costa, do idealizador da mostra, Marcello Dantas, e de um dos curadores, o lingüista e conferencista português Ivo Castro, entre outros.

O Banco do Brasil foi criado em 12 de outubro de 1808 por D. João VI. Seu propósito era responder à crescente demanda por capital que a intensificação do comércio passava a exigir, após a abertura dos portos às nações amigas. O BB foi importante passo para instituir um sistema financeiro no país e estabelecer condições monetárias e de crédito para o desenvolvimento do comércio.

Lusa A Matriz Já a exposição “Lusa – A Matriz Portuguesa”, que reuniu muitos visitantes no Rio de Janeiro, foi transferida agora para a capital federal, Brasília. A mostra enfoca as origens de Portugal, desde a Pré-História até 1500, abordando os povos antigos, o domínio romano, as presenças cristã, judaica e árabe, o período de formação de suas fronteiras chegando ao apogeu do país, com as grandes navegações. A exposição é composta de cerca de 180 peças em mármore, cerâmica, ouro, ferro e azulejos, além de pinturas, esculturas, achados arqueológicos, mapas, instrumentos científicos e componentes multimídia pertencentes a 43 instituições culturais e museus lusitanos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: