Últimas do Rio: Luso-descendente reforça segurança

Por Ígor Lopes
Do Rio para Mundo Lusíada

 

Luso-descendente reforça segurança

Em entrevista ao blog Repórter de Crime, a luso-descendente e chefe da Polícia Civil do Rio, delegada Martha Rocha, de 53 anos, afirmou que, neste um ano e nove meses em que comanda o cargo, já recebeu 14 avisos de ameaças de morte, enviados pelo Disque-Denúncia. A delegada já reforçou a sua segurança. Em 2013, Martha completa 30 anos de polícia, sendo 22 como delegada.

Igreja fechada

A igreja de Santo Antônio dos Pobres, no Centro do Rio, completou três anos fechada, após ter sido interditada em virtude do abalo na sua estrutura, após a construção de duas torres de prédio na região. A obra afetou também outras construções antigas na região. A igreja está em obras, mas ainda não há previsão de reabertura. No entanto, a paróquia continua funcionando normalmente para a realização de missas no salão em frente à igreja. O membro da comunidade portuguesa no Rio, e presidente da Casa do Benfica, José Queiroga, é o provedor da igreja.

Milhões na TAP

O vôo da TAP TP052, que chegou a Lisboa às 11h08, proveniente de Belo Horizonte, transportou, no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, o passageiro 10 milhões da companhia portuguesa em 2012. Esse número nunca antes foi alcançado num ano completo de atividade. Segundo Fernando Pinto, presidente da companhia, “a TAP e os seus trabalhadores estão de parabéns porque estes resultados só foram possíveis graças ao esforço, dedicação e profissionalismo”.

TB Show anima aniversariantes

No dia 30 de dezembro, a Banda Típicos da Beira Show alegrou o Almoço dos Aniversariantes no Arouca Barra Clube, na Zona Oeste do Rio. No cardápio, churrasco, arroz de polvo e muita música e animação.

Baila dançante

No dia 28 de dezembro, a Casa de Viseu, na Zona Norte do Rio, recebeu o Baile da Sexta Dançante, através do som do Conjunto Aeroporto.

CPLP implementa RIPES

No dia 10 de dezembro, foi publicado no Diário Oficial da União o protocolo de cooperação entre o Brasil e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para a Implementação do Projeto RIPES – Rede de Instituições Públicas de Educação Superior para a Cooperação na CPLP.

Jornalista brasileiro apresenta obra em Lisboa

Em 11 de dezembro, o jornalista Renato Mendes lançou, na Universidade Nova de Lisboa, o livro “Os jornalistas e a primeira licenciatura em comunicação social em Portugal (1979)”. Segundo o autor, a curiosidade do repórter e o apelo científico do investigador pela pesquisa histórica foram os elementos que tornaram possível a escrita deste livro, que apresenta fatos inéditos que resultaram de um levantamento histórico sobre as tensões do campo jornalístico em torno da criação da primeira Licenciatura em Comunicação Social de Portugal, em 1979. O estudo utiliza entrevistas e fontes documentais primárias, para reconstruir um episódio histórico para se entender a gênese da comunicação social e do jornalismo, no campo acadêmico. A polêmica fundamental a respeito do modelo de ensino do jornalismo mais adequado para a época, centrado na dicotomia entre a técnica e a teoria, operou como elemento dinâmico para a afirmação profissional dos jornalistas. Subjacentes às divergências entre acadêmicos e jornalistas, emergiram temas que contribuíram para contextualizar teoricamente as tensões: o processo de construção da profissão, a afirmação da identidade profissional dos jornalistas e de um campo que se quer autônomo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: