Chef Olivier Anquier é nomeado embaixador do Alentejo

Da Redação

Paulo Machado (diretor do Turismo de Portugal no Brasil), Olivier Anquier e Vitor Silva (secretário do Turismo do Alentejo). Foto: Turismo de Portugal/Divulgação

Em 19 de agosto, o chef Olivier Anquier foi nomeado embaixador do Alentejo, em cerimônia marcada pela apresentação de tradicional grupo de cantares Alentejanos. A condecoração teve participação de Vitor Silva, secretário do Turismo do Alentejo, e Paulo Machado, diretor do Turismo de Portugal no Brasil. Além de Olivier, a apresentadora Hebe Camargo, também já foi nomeada com o título.

A região do Alentejo tem registrado aumento de turistas brasileiros. Em 2010 a região recebeu 11.781 hóspedes brasileiros, deixando o Brasil em quarto lugar no ranking dos principais emissores estrangeiros, atrás apenas de Espanha, França e Alemanha. O número é 32,86% maior que em 2009, quando 8.867 hóspedes brasileiros estiveram na região.

Olivier está desde 17 de agosto em Portugal para gravar uma série de programas enaltecendo as atrações turísticas e gastronômicas do país para o Diário de Olivier, da GNT, do grupo Globo. Ao todo serão cinco reportagens com temas variados.

Olivier já passou pelo restaurante Tromba Rija, em Leiria, um dos melhores de Portugal, onde foi recebido pelos donos Elizabeth e Fernando Real. Lá, aprendeu o segredo para demolhar e dessalgar o bacalhau.

O apresentador também já esteve em Coimbra, no fabuloso hotel Quinta das Lágrimas, um palácio que em outros tempos acolheu o Rei Dom Miguel e foi cenário do amor entre Pedro e Inês de Castro. Depois, o chef seguiu para o Alentejo, hospedando-se no Convento do Espinheiro, em Évora. O luxuoso Convento é Patrimônio Mundial da Unesco.

No Alentejo, Olivier Anquier aprendeu a fazer a tradicional Açorda com Miguel Costa Pinto do Restaurante Aqueduto. A receita, feita a seis mãos, pode ser conferida num dos programa do Diário de Olivier que vai ao ar partir de novembro.

No quarto programa da série Portugal, Olivier Anquier irá até Tróia e Sines para fazer pratos de peixes, especialmente Sardinha. Esta é a terceira vez que Olivier viaja por Portugal para gravar reportagens a convite do Turismo de Portugal. Ele e sua equipe ficam no país até o dia 25 de agosto.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: